Hospital de Torres Novas melhora serviço de hospitalização domiciliária pediátrica
Unidade do Centro Hospitalar do Médio Tejo passa também a ter um serviço de reabilitação cardiorrespiratória, que começa a funcionar em breve. Os hospitais do distrito de Santarém têm serviços de hospitalização domiciliária, em que os doentes são assistidos em casa em vez de estarem internados, mas a área pediátrica é inovadora.
O Hospital de Torres Novas, do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), já tem a funcionar um pioneiro serviço de hospitalização domiciliária pediátrica e prepara-se para abrir uma unidade de reabilitação cardiorrespiratória. O serviço em que as crianças podem receber assistência médica e de enfermagem em casa, evitando estarem nas camas das enfermarias, iniciou-se a 22 de Março e é um regozijo para o presidente da câmara, Pedro Ferreira, que já visitou os dois serviços.
A hospitalização domiciliária pediátrica é assegurada por uma equipa de médicos especialistas em pediatria, enfermeiros especializados e assistente social. Esta modalidade proporciona assistência contínua e coordenada às crianças e jovens mediante critérios clínicos, sociais e geográficos que permitam a sua recuperação no conforto do lar. Paralelamente está a funcionar a consulta de intervenção domiciliária para crianças e jovens com doenças crónicas, evitando-se que se desloquem ao hospital e permitindo aumentar o apoio aos pais.
O centro hospitalar refere ainda que a unidade de reabilitação cardiorrespiratória irá iniciar actividade em breve. O serviço está dotado de um conjunto de equipamentos de última geração e vem dar resposta a doentes com doenças respiratórias crónicas e a doentes de reabilitação cardíaca.