uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Jovens de Rio Maior dão uma ajuda às vítimas da pandemia
foto DR A Atuaação - Associação Jovem de Rio Maior foi criada em 2014 por jovens que querem manter ligação à sua terra

Jovens de Rio Maior dão uma ajuda às vítimas da pandemia

Associação Jovem de Rio Maior foi criada em 2014 por jovens que saíram do concelho para estudar, mas quiseram manter ligação à sua terra. No final do ano passado os jovens criaram “A Tua Palavra Amiga”, um projecto anónimo de apoio a quem se sente sozinho ou não sabe lidar com os problemas provocados pela pandemia.

André Fernandes deixou Rio Maior em 2014 para ir para a Universidade. Como não queria perder a ligação com a comunidade juntou um grupo de amigos, que chamaram outros, e criaram a Atuaação – Associação Jovem de Rio Maior. A associação cresceu e actualmente é presidida por Maria Alves, 22 anos, que está a frequentar o terceiro ano da licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa. Ao seu lado na direcção estão Luís Colaço (vice-presidente) e João Paterno (tesoureiro).
A Atuaação quer ser uma lufada de ar fresco no concelho de Rio Maior. O principal objectivo da associação é atribuir um papel activo aos jovens de forma a potenciar o seu próprio futuro. O primeiro projecto foi a criação do grupo “+Teatro”, depois criaram-se parcerias com escolas do concelho para dinamizar projectos como a competição de debates com o “Atuarargumentação”, que já conta com cinco edições. Há ainda o “Free”, um projecto acelerador de ideias de empreendedorismo social e mais recentemente surgiram o “Atuaarte”, “Atualeitura” e “A Tua Palavra Amiga”.
O lema da associação é “De jovens para jovens, inspirando acções para o futuro”. Maria Alves explica que vão identificando algumas lacunas na oferta de projectos e é a partir daí que novas ideias vão aparecendo. No final do Verão do ano passado Maria Alves começou a perceber o impacto negativo que a pandemia estava a provocar na saúde mental das pessoas à sua volta. Sentimentos de solidão e incerteza em relação ao futuro. “Foi assim que criamos o Atuaação, um projecto de apoio a pessoas que se sentem sozinhas e que possam desabafar de forma anónima”, conta a presidente da Associação de Jovens de Rio Maior.
“A Tua Palavra Amiga” é uma linha de apoio anónima com uma equipa de cinco jovens voluntários. Através do email atua.palavraamiga@gmail.com as pessoas podem desabafar e do outro lado vão receber uma resposta e palavras de ânimo e conforto. O facto de a comunicação ser feita através de correio electrónico proporciona que o projecto saia do concelho e possa alcançar mais pessoas.
Maria Alves admite que não é fácil conciliar a vida pessoal, estudantil com o associativismo, mas que todos têm sentido de responsabilidade e espírito de sacrifício, além de motivação, o que permite continuarem a gerir sua associação. Para a dirigente, o associativismo em Rio Maior está a mudar e a adaptar-se a novas realidades. As associações jovens já não podem ser espaços onde os mais novos se encontram para ocuparem os tempos livres, a jogarem por exemplo. Agora é necessário “criar projectos atraentes que movimentem a comunidade e atraia os jovens”, conclui Maria Alves.

Jovens de Rio Maior dão uma ajuda às vítimas da pandemia

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido