uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Programa Volver promove espectáculos e conferências

Torres Novas, Entroncamento e Barquinha voltam a receber pessoas de todo o país.

Duas conferências sobre as instituições militares e de segurança pública em democracia, na sexta-feira, dia 18, às 18h00, com os oradores Nuno Severiano Teixeira e Helena Carreiras, a realizar na Praia do Ribatejo, são as próximas iniciativas do programa Volver, co-financiado pelo Programa Operacional Regional do Centro 2020, nos municípios de Entroncamento, Vila Nova da Barquinha e Torres Novas.

A programação prossegue no sábado. Às 15h30, em Torres Novas, no auditório da biblioteca municipal, decorre a iniciativa “O movimento da música militar e nascimento das bandas filarmónicas no Médio Tejo” e, no domingo, a partir das 19h19, é apresentado “Sonho de Uma Noite de Verão”, pelo Grupo de Teatro Fatias de Cá, no Museu Nacional Ferroviário do Entroncamento. Torres Novas, Entroncamento e Vila Nova da Barquinha têm uma história em comum, pontuada por vários elementos materiais e imateriais que os ligam e a constituem como uma estrutura urbana polinucleada, num contexto de proximidade e interacção muito significativas. No âmbito do Volver, aqueles municípios estão a receber, desde 18 de Maio, até 11 de Dezembro, um total de 84 eventos culturais nas áreas da música, exposições, dança, teatro, arte urbana, cinema e conferências.

No contexto nacional e para muitos milhares de portugueses, em determinada época da sua vida, aquela território foi espaço de residência temporária, ou território de passagem, para a sua formação policial ou serviço militar. Locais como a antiga Escola Prática de Cavalaria, agora conhecida como Escola Prática de Polícia, em Torres Novas, o Quartel da Manutenção Militar do Exército, no Entroncamento, e a Base Aérea n.º 3 de Tancos, em Vila Nova da Barquinha, acolheram, ao longo de décadas, várias gerações de homens e mulheres marcando para sempre os seus percursos de crescimento individual.

O projecto Volver é um convite ao regresso. Um convite para que todos os portugueses que passaram por este território possam regressar por uns dias, revisitando, em família, os locais, o património e as vivências desse período e que fazem parte da história colectiva. Acima de tudo, um convite para que, neste contexto de crise pandémica e em segurança, sejam retomadas práticas culturais significativas em espaços diversificados e valorizados por todos os envolvidos.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido