uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Centenas de trabalhadores são explorados na agricultura 
Carlos Beja tem ajudado muitos imigrantes indianos a saírem da exploração que vivem no trabalho agrícola

Centenas de trabalhadores são explorados na agricultura 

Carlos Beja tem 60 anos e é técnico superior na área social da Segurança Social de Santarém.

Carlos Beja tem 60 anos e é técnico superior na área social da Segurança Social de Santarém. É ele que tem ajudado muitos das centenas de trabalhadores imigrantes que vivem em Santarém e concelhos vizinhos. Ajuda, sempre que possível, a tirá-los da situação em que estão e já viu de perto como muitos vivem em casas sem quaisquer condições perante a indiferença generalizada.

Além de terem pago entre 10.000 a 20.000 euros ao recrutador na Índia, os trabalhadores indianos ainda pagam mais 1.500 a 1.800 euros a quem os vai receber ao aeroporto, sendo depois “enfiados em casas sem quaisquer condições”, contou. Apesar de todos terem contrato de trabalho, a “ilegalidade é feita em cima da legalidade. São negociatas entre recrutadores e empresários portugueses”. Segundo Carlos Beja, “há uma grande máquina montada”, de companhias indianas, algumas criadas num dia e encerradas no outro para logo nascer uma nova, e gente muito jovem que não esconde os sinais exteriores de riqueza, tendo “quase todos um elo português”, que faz os contactos com as explorações agrícolas.

Carlos Beja contou como as companhias indianas trazem 100 trabalhadores para 20 postos de trabalho obrigando depois os imigrantes a trabalharem intercaladamente, recebendo valores que “não chegam para viverem”. O técnico superior acrescenta que os imigrantes são levados a pagar grandes quantias por documentos com preços irrisórios, pela dificuldade em acederem aos serviços públicos, tarefa em que tem procurado apoiar, nas marcações e no contacto, devido às dificuldades com a língua.

“É uma falácia as pessoas pensarem que estas pessoas na Índia vivem num casebre. Não. Têm boas casas, bons carros, perseguem o sonho de ter o passaporte europeu que lhes permite terem uma vida melhor. A Índia tem muita corrupção, muitos deles trouxeram-na para Portugal. Paga-se por tudo. Há empresas, algumas delas detidas por indianos, que lhes pagam muito mal, as pessoas andam coagidas, com medo”, frisou.

Centenas de trabalhadores são explorados na agricultura 

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido