uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Golegã homenageia três grandes figuras do toureio a pé
José Dias Tinoca e Morante de La Puebla foram protagonistas da homenagem sentida ao matador de toiros moçambicano, mas goleganense de coração, Ricardo Chibanga.

Golegã homenageia três grandes figuras do toureio a pé

Figura maior do toureio a pé, José Morante ofereceu à vila da Golegã um busto de Ricardo Chibanga que vai ficar junto ao Café Central onde o matador de toiros moçambicano passava a maior parte do tempo. Autarquia também prestou homenagem a José Dias Tinoca, bandarilheiro goleganense, atribuindo o seu nome a uma rua, e ao toureiro espanhol, agraciando-o com a Medalha de Mérito Municipal.

A Câmara Municipal da Golegã organizou, no dia 1 de Setembro, um conjunto de homenagens a três grandes figuras do toureio a pé, nomeadamente Morante de La Puebla, Ricardo Chibanga, que faleceu em Abril de 2019, e José Dias Tinoca. O ponto mais alto da iniciativa foi a inauguração do busto de Ricardo Chibanga, oferecido por Morante, de nacionalidade espanhola, que está situado junto ao Café Central onde o matador de toiros moçambicano, mas goleganense de coração, passava a maior parte do tempo.

O arranque das cerimónias, que tiveram mais de meia centena de pessoas a assistir, a maior parte ligada ao mundo tauromáquico, foi dado às 11 da manhã, no salão nobre dos Paços do Concelho, com a entrega da Medalha de Mérito Municipal a José Morante. José Veiga Maltez, presidente da autarquia, agradeceu o contributo do toureiro para a cultura tauromáquica que, na sua opinião, deve ser preservada e mais respeitada.

A oferta do busto de Ricardo Chibanga também mereceu o aplauso do autarca e de todos os que assistiram à cerimónia. “Obrigado pelo seu gesto que presta homenagem a um homem generoso, humilde e de uma educação fora do comum. Quem teve o privilégio de conhecer o Chibanga sabe que passou por muitas dificuldades na vida, mas nunca baixou os braços e conseguiu sempre ultrapassá-las com distinção”, recordou José Veiga Maltez.

Cerca de meia hora depois, a comitiva seguiu a pé para assistir à inauguração do busto de Ricardo Chibanga. Morante realizou o percurso de charrete e O MIRANTE aproveitou para o questionar sobre a importância de Ricardo Chibanga na sua vida e na sua formação enquanto toureiro. O matador de toiros não é um homem de muitas palavras, mas contou que teve cerca de uma dezena de vezes com o “Maestro Chibanga” e que admirava muito a sua capacidade de comunicar e vontade de, mesmo com uma idade avançada, querer saber das novidades e das técnicas mais modernas do toureio.

“Era um homem humilde e só um homem assim tem vontade de continuar a aprender. É um orgulho saber que a sua memória e espírito estão eternizados na Golegã”, afirmou, com emoção. Sobre o seu regresso ao Ribatejo para pisar as arenas, José Morante confessou estar ansioso pela realização do festival taurino na Praça de Toiros da Chamusca, onde vai ser cabeça de cartaz. “Gosto muito do Ribatejo e da emoção com que as pessoas vivem o mundo dos touros. Venho cá muitas vezes por ano, porque me sinto bem neste ambiente”, sublinhou.

A iniciativa terminou perto da hora de almoço com mais uma homenagem a uma figura da terra, o bandarilheiro José Dias Tinoca. O município decidiu atribuir-lhe o nome de uma rua, situada no bairro onde habitaram vários toureiros goleganenses, conhecido como “o Bairro dos Toureiros”.

Golegã homenageia três grandes figuras do toureio a pé

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido