uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Novo ano, vida nova?
Mário Santos, Diretor do Agrupamento de Escolas de Benavente (foto DR)

Novo ano, vida nova?

Há toda uma Escola que precisamos de recuperar para todos nós, para toda a comunidade educativa, mas sobretudo para os nossos alunos.

Bom Ano! É a frase que se vai ouvindo nos corredores à medida que professores, alunos e todos os que “vivem” nesta grande casa chamada Escola vão regressando das férias merecidas e vão ocupando os seus lugares rumo a mais um ano letivo.

Esperemos que após dois anos atípicos em que se alternou entre ensino à distância e ensino presencial, este seja finalmente o ano em que começaremos a recuperar alguma da nossa liberdade em ser “Escola”.

Em ser aquela “Escola” que está para além dos manuais e programas escolares. Aquela “Escola” das atividades e projetos, do convívio no intervalo e da educação não formal em que por vezes se aprende mais ou algo diferente do que se aprende em sala de aula.

Apesar das máscaras, do distanciamento possível e de outros cuidados que já se tornaram parte da nossa vivência diária, temos todos a esperança que os projetos que têm estado adormecidos ou em marcha lenta, possam então, recomeçado que é o ano letivo, respirar livremente. E que livremente se vá desconfinando a escola de forma a que esta seja completa.

Há toda uma escola que precisamos de recuperar para todos nós, para toda a comunidade educativa, mas sobretudo para os nossos alunos que ao estarem a crescer e a aprender a ser, precisam destas aprendizagens tão essenciais para que possam ser completos.

A todos, que este seja um Bom Ano!.

Novo ano, vida nova?

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido