
Novo ano, vida nova?
Há toda uma Escola que precisamos de recuperar para todos nós, para toda a comunidade educativa, mas sobretudo para os nossos alunos.
Bom Ano! É a frase que se vai ouvindo nos corredores à medida que professores, alunos e todos os que “vivem” nesta grande casa chamada Escola vão regressando das férias merecidas e vão ocupando os seus lugares rumo a mais um ano letivo.
Esperemos que após dois anos atípicos em que se alternou entre ensino à distância e ensino presencial, este seja finalmente o ano em que começaremos a recuperar alguma da nossa liberdade em ser “Escola”.
Em ser aquela “Escola” que está para além dos manuais e programas escolares. Aquela “Escola” das atividades e projetos, do convívio no intervalo e da educação não formal em que por vezes se aprende mais ou algo diferente do que se aprende em sala de aula.
Apesar das máscaras, do distanciamento possível e de outros cuidados que já se tornaram parte da nossa vivência diária, temos todos a esperança que os projetos que têm estado adormecidos ou em marcha lenta, possam então, recomeçado que é o ano letivo, respirar livremente. E que livremente se vá desconfinando a escola de forma a que esta seja completa.
Há toda uma escola que precisamos de recuperar para todos nós, para toda a comunidade educativa, mas sobretudo para os nossos alunos que ao estarem a crescer e a aprender a ser, precisam destas aprendizagens tão essenciais para que possam ser completos.
A todos, que este seja um Bom Ano!.
