
“Pensamentos” é o primeiro livro de poesia de Guilherme Pereira
Jovem de 21 anos, natural de Santarém, apresentou “Pensamentos”, a sua primeira aventura no mundo literário que retrata em verso alguns episódios da sua vida.
Guilherme Pereira, 21 anos, natural de Póvoa das Mós, concelho de Santarém, lançou a 19 de Setembro o seu primeiro livro de poesia, intitulado “Pensamentos”. Ao longo de cerca de uma centena de páginas Guilherme Pereira, técnico de electrotecnia e presidente do Centro de Cultura e Convívio da Póvoa das Mós, escreve, entre outros temas, sobre amor, esperança, destino, Ribatejo e sobre o amor pelas tradições e pela sua terra.
A aventura começou com um simples poema que escreveu quando teve necessidade de colocar em palavras o que sentia. Publicou os versos nas redes sociais e teve uma aceitação muito grande por parte dos amigos. Os elogios motivaram-no e a partir daí numa mais largou a caneta. Conta já com mais de uma centena de poemas, tendo alguns despertado o interesse de músicos, nomeadamente fadistas, que já interpretaram as suas letras em algumas canções.
Um dos poemas que podem ser lidos no livro intitula-se por “Ribatejo à beira do Tejo”; “Ao centro de Portugal estás no teu canto plantado/como tu não há igual Ribatejo amado/(..) Santarém tua capital leva ao colo rio inquieto/ envia-me um postal para conhecer esse teu neto/Oh meu querido Ribatejo das lezírias a bulir/leva-me a ver o Tejo e a leve brisa sentir(…).
