uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Abrantes, Constância e Chamusca recebem mundiais e europeus de BTT

Concelhos ribatejanos vão ser palco da prova mais importante do calendário da Federação Internacional de Orientação entre 7 e 10 de Outubro.

Os concelhos de Abrantes, Constância e Chamusca vão receber, entre 7 e 10 de Outubro, a prova mais importante de orientação em BTT a nível mundial. O MTBO 2021 – Médio Tejo engloba a Taça do Mundo e Campeonato da Europa de Elites; o Campeonato da Europa Jovens e o Campeonato do Mundo de Veteranos. Até ao momento estão inscritos 335 atletas a representar 24 selecções.

A comitiva portuguesa tem em Davide Machado e Susana Costa as grandes esperanças para a conquista de medalhas. Davide Machado foi medalha de bronze em 2016 e medalha de ouro na Taça do Mundo em 2019 na distância longa. Conquistou também a medalha de prata no Campeonato do Mundo de Orientação em BTT. Susana Costa foi vice-campeã europeia de juniores em 2018.

As provas vão dividir-se em três distâncias: sprint, média e longa distância. A distância de sprint é uma combinação de floresta suburbana, parque e área urbana de cidade com um terreno variado. A zona possui estradas e caminhos de terra batida. As distâncias média e longa é uma combinação de floresta de pinheiros e eucaliptos e pequenas áreas urbanas. Na longa distância haverá pequenos trechos de terreno acidentado e estradas e caminhos de terra batida.

CALENDÁRIO OFICIAL

As comitivas das selecções vão ser recebidas a 6 de Outubro em Abrantes. No mesmo dia vai haver uma prova de treino em Vila Nova da Barquinha e a cerimónia de abertura regressa novamente a Abrantes. No dia 7 de Outubro, em Constância e Santa Margarida, vão decorrer as provas de Sprint do Campeonato da Europa de Juniores e Jovens, Campeonato Mundial de Veteranos e a prova de treinos de elites. No dia 8, em Alcaravela, decorre a prova de distância média para todas as competições, e no dia 9, no Arripiado e Chamusca, tem lugar a prova de distância longa, também para todas as competições. Os campeonatos encerram com as provas de sprint para o Campeonato do Mundo de Veteranos, estafeta mista de Elites e a estafeta de jovens no Tecnopolo de Abrantes.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido