uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Educação física deve ser mais valorizada nas escolas do 1º ciclo
Manuela Candeias, professora de Educação Física, foi a embaixadora da Maior Aula de Educação Física do Mundo que decorreu em Santarém e foi organizada pelo IPDJ

Educação física deve ser mais valorizada nas escolas do 1º ciclo

Manuela Candeias, professora do Agrupamento de Escolas Ginestal Machado de Santarém, diz que falta investimento em material desportivo nas escolas primárias e refere que a educação física está no programa escolar do 1º ciclo há décadas mas continua a ser ministrada de forma rudimentar.

Quase 30% das crianças em Portugal têm excesso de peso e 12% são obesas. Os números são indicados por Manuela Candeias, professora de Educação Física do Agrupamento de Escolas Ginestal Machado, de Santarém, que cita o último estudo realizado sobre o assunto, em 2019. Manuela Candeias não esconde a sua preocupação por saber que após a pandemia de Covid-19 a situação está pior. “É um assunto que me preocupa enquanto mãe, professora e cidadã”, afirmou a docente durante a realização da Maior Aula de Educação Física do Mundo, que decorreu na manhã de 24 de Setembro, no Pavilhão Municipal de Santarém.

O evento foi organizado pelo Instituto Português da Juventude (IPDJ), que está a desenvolver a campanha #BEACTIVE, e inseriu-se na Semana Europeia do Desporto e no Dia Europeu do Desporto na Escola. A professora de Santarém foi convidada pelo IPDJ para ser uma das embaixadoras do evento que juntou mais de 10 mil crianças e jovens em vários países como Espanha, Chipre e Turquia.

Manuela Candeias critica não haver grande investimento nas escolas do 1º ciclo e pré-escolar com material para trabalhar e fazer exercício físico. “A aula de educação física está no programa escolar do 1º ciclo desde a década de 80 do século passado mas é feito de forma rudimentar. Há crianças que chegam ao 5º ano que, por exemplo, não sabem driblar com uma bola e isso é preocupante”, afirma.

“A educação física tem características únicas”

A professora defende que deve haver uma forte aposta na formação inicial dos professores destes anos de escolaridade. Formação essa que deve ser dada por professores de educação física, com aulas práticas. “Temos que pensar o que queremos para as nossas crianças. Tudo isto tem que ser feito em articulação com alunos, professores e Ministério da Educação. Se o desporto começar nos mais pequenos estes vão ensinar os pais”, sublinha.

Outro alerta que Manuela Candeias deixa é para o número de lesões que está a subir em flecha devido às crianças e jovens terem estado tanto tempo parados. A professora realça que crianças activas têm melhores resultados escolares e destaca alguns benefícios de praticar desporto. “A educação física tem características únicas como a cooperação, o aprender a lidar com a frustração, saber perder e trabalhar em equipa. A escola tem que saber passar esses valores e para isso é preciso haver formação contínua com todos os professores, sobretudo com os mais velhos que devem fazer reciclagem na aprendizagem. Todos aprendemos todos os dias”, conclui.

A vice-presidente da Câmara de Santarém agradeceu ao IPDJ, que escolheu Santarém para acolher este evento de grandes dimensões. “Santarém foi projectada em todo o mundo devido a esta actividade e isso só foi possível graças ao IPDJ e ao gabinete coordenador do desporto escolar que está a trabalhar em parceria”, afirma Inês Barroso.

Educação física deve ser mais valorizada nas escolas do 1º ciclo

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido