uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

O CBEI é uma instituição de referência socialmente inovadora e sustentável

CBEI está a modernizar-se para dar melhores respostas aos utentes.

O Centro de Bem Estar Infantil de Vila Franca de Xira - CBEI - desenvolve serviços na área do ensino e da infância, nomeadamente com as respostas sociais de Creche, Pré-Escolar e CATL - Centro de Actividades de Tempos Livres. Tem ainda actividades extra-curriculares como a dança, inglês, o mandarim e a escola de Kempo.

Na sala dos 5 anos tem em funcionamento um projecto curricular assente nas novas tecnologias, tendo adquirido uma mesa interactiva com vários programas educativos e um quadro interactivo de forma a que o trabalho realizado, para além de inovador, contribua para tornar os utilizadores infoinclusivos e melhor preparados para o futuro das tecnologias.

O CBEI presta também um serviço protocolado com o Instituto da Segurança Social da Cantina Social, sete dias por semana. Desenvolve, quinzenalmente, um serviço voluntário de Banco Alimentar. O CBEI faz-se representar em nome das outras IPSS com infância e juventude na CPCJ, CLAS e núcleo de conselheiros do CLAS

Todos os anos o CBEI apresenta, mediante a disponibilidade dos prestadores de serviço e a procura existente, serviços complementares. Este ano retomou a dança na creche (após interregno das restrições associadas à pandemia da Covid-19) e apresenta o inglês na resposta social de CATL.

Apresenta também uma nova plataforma digital para a comunicação entre as famílias e as equipas educativas, a ChildDiary. Aquela plataforma já é usada por mais de duas centenas de IPSS e estabelecimentos semelhantes ao CBEI e visa uma maior proximidade e eficácia na relação instituição-famílias.

Os serviços do CBEI destinam-se a todas as famílias da freguesia de Vila Franca de Xira e freguesias limítrofes. A instituição assume como sua missão ser uma instituição de referência, socialmente inovadora e sustentável, tendo como valores a solidariedade, a ética, a competência, a credibilidade, a transparência, a eficiência e a qualidade.

“Temos como objectivo dar resposta às necessidades das famílias, na área do ensino e da infância, e contribuir para a realização dos Direitos Humanos e dos Direitos da Criança, e para o desenvolvimento da comunidade que servimos e onde estamos inseridos”, sublinha o Presidente da Administração, Gil Teixeira.

O CBEI caracteriza-se por ser a mais antiga instituição do género na freguesia de Vila Franca de Xira. A sua experiência e qualificação das suas equipas educativas, a proximidade à comunidade e a sua localização centralizada, são os seus principais factores distintivos.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido