uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Toiros serão os reis da festa na praça e nas ruas

Feira de Outubro em Vila Franca de Xira sem corridas de toiros não é feira e por isso o município e o promotor da praça de toiros apresentaram um cartaz forte com espectáculos para todos os gostos, nas ruas e na praça.

As populares esperas de toiros, que anualmente mobilizam milhares de pessoas, estão marcadas para os dias 2 e 9 de Outubro (sábados) às 16h30. Nos restantes dias – de 3 de Outubro a 8 de Outubro – acontecem de manhã, pelas 10h30. Como habitualmente os foguetes lançados junto da estação de comboios sinalizam que os toiros estão nas ruas. Apesar da pandemia nada muda no figurino das esperas, realizando-se entre o largo da estação de caminho-de-ferro e a praça de toiros, onde este ano haverá mais uma bancada que em anos anteriores. Apesar de não haver controlo de acessos, o município e o serviço de protecção civil apelam aos espectadores para terem bom senso, usarem máscara e manterem distanciamento social.

Já no que toca à praça de toiros Palha Blanco, a festa arranca logo esta Quinta-feira, 30 de Setembro, às 22h00, com a corrida de toiros comemorativa dos 120 anos da Palha Blanco, com os cavaleiros António Telles, Rui Salvador, Luís Rouxinol, Manuel Telles Bastos, António Telles filho e Tristão Telles de Queiróz, que vai prestar provas para cavaleiro praticante. Pegam os forcados amadores de Vila Franca de Xira e da Moita e estarão na arena cinco toiros e um novilho da casa Palha.

Para sábado, 2 de Outubro, pelas 22h00, está marcada uma corrida de toiros de homenagem aos matadores vilafranquenses com António João Ferreira, Nuno Casquinha, Cuqui e João Diogo Fera. No dia seguinte, domingo, pelas 17h00, a Palha Blanco acolhe uma corrida de toiros com o matador Juanito, que enfrentará as ganadarias Palha, Ribeiro Telles, Murteira Grave, Varela Crujo, Calejo Pires e Nuñez de Tarifa. Para dia 4 de Outubro, véspera de feriado, está agendada uma novilhada popular com os cavaleiros amadores João Dias e Vasco Veiga. Sobem à arena os novilheiros praticantes Filipe Martinho, Mário Navas, Duarte Silva, Daniel Medina, Gali e Gonçalo Alves. Pegam os forcados amadores de Vila Franca de Xira.

Para terça-feira, 5 de Outubro, às 22h00, haverá um concurso de ganadarias com os cavaleiros João Telles e Francisco Palha, pegando os forcados amadores de Vila Franca de Xira. Estarão em prova as ganadarias Palha, Prudêncio, Veiga Teixeira, Pinto Barreiros, Passanha e Canas Vigouroux. Para dia 8 de Outubro, sexta-feira, às 22h00, haverá uma novilhada com os cavaleiros praticantes António Núncio, Manuel Oliveira e Diogo Oliveira. Pegam novamente os Amadores de Vila Franca de Xira, seis novilhos Canas Vigouroux. A feira termina na Palha Blanco no sábado, às 22h00, com um espectáculo de recortadores.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido