uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Mercado dos Frutos Secos em Torres Novas, de 1 a 5 de Outubro na Praça dos Claras
Mercado do Figo em Torres Novas realiza-se na Praça dos Claras

Mercado dos Frutos Secos em Torres Novas, de 1 a 5 de Outubro na Praça dos Claras

Devido às regras sanitárias ainda em vigor a Feira dos Frutos Secos de Torres Novas volta a ter o formato de Mercado de Frutos Secos e decorre na Praça dos Claras com lotação limitada e uso de máscara. No primeiro dia, 1 de Outubro, realiza-se na biblioteca um seminário sobre o Figueiral do Futuro

O Mercado dos Frutos Secos, uma alternativa à Tradicional Feira dos Frutos Secos, criada devido aos constrangimentos impostos devido à pandemia por Covid-19, vai decorrer de 1 a 5 de Outubro (sexta a terça-feira, feriado).

A iniciativa realiza-se pela segunda vez e o local volta a ser a Praça dos Claras. O Mercado dos Frutos Secos decorre das 17h00 às 21h00 na sexta-feira e segunda-feira, e das 09h00 às 21h00 no sábado, domingo e feriado. A entrada é gratuita mas limitada à lotação do recinto e é obrigatório o uso de máscara.

No primeiro dia, 1 de Outubro, no âmbito da parte técnica, decorre o seminário O Figueiral do Futuro, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes. A sessão de abertura está marcada para as 09h00 e está prevista a presença da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes e do director geral de Agricultura do Vale do Tejo, José Lacerda, bem como da Coordenadora do GOFigoProdução - Michele Rosa. Na sessão de abertura participa também o presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira.

Após a abertura é feita a apresentação do Projecto GoFigoProdução, grupo operacional. financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural, constituído por vários parceiros que têm como objectivo principal a melhoria do rendimento da cultura da figueira na região de Torres Novas.

Decorrerá também a apresentação de uma avaliação económica comparativa de práticas culturais racionais e tradicionais, por Michele Rosa (Rosagro - Sociedade Agrícola), Ana Soeiro (Qualifica), falará sobre o Processo de Qualificação de Torres Novas para figo; António Calapez (GoFigo), sobre Produtos identitários e valorização territorial: perspectivas do Figo em Torres Novas, a que se seguirá um debate.

Após o almoço decorrerá uma Mesa Redonda sobre perspectivas comerciais da cultura do Figo de Torres Novas, a que se seguirá uma visita técnica à empresa transformadora de frutos secos e passados – FRUSEL - Frutos Seleccionados.

Mercado dos Frutos Secos em Torres Novas, de 1 a 5 de Outubro na Praça dos Claras

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido