
Apanhados suspeitos de roubo de catalisadores no concelho de VFX
Quatro homens são suspeitos de roubar catalisadores de automóveis na Póvoa de Santa Iria, Vialonga e Alverca. Foram caçados numa rua sem saída da urbanização da Malvarosa e vão aguardar julgamento em liberdade.
A PSP identificou quatro homens suspeitos de roubar catalisadores de mais de uma dezena de viaturas da Póvoa de Santa Iria, Alverca e Vialonga. Foram caçados pela divisão policial de Vila Franca de Xira da Polícia de Segurança Pública. Já foram presentes a tribunal e vão aguardar julgamento em liberdade com Termo de Identidade e Residência, a medida de coacção menos gravosa da lei.
A investigação das autoridades já durava há vários meses na sequência do grande alarme social causado pelos crimes. A 15 de Setembro, depois de alertas de moradores que permitiram identificar a matrícula e a viatura dos suspeitos, a polícia perseguiu dois homens e conseguiu interceptá-los numa rua sem saída da urbanização da Malvarosa. Durante a fuga os larápios abriram a porta do carro em andamento e atiraram a rebarbadora que usavam para cortar os catalisadores para debaixo de outras viaturas estacionadas na urbanização. A tentativa de enganar a PSP não teve qualquer efeito e os polícias acabaram por recuperar o equipamento. Dois homens, de 20 e 41 anos, acabaram acusados da prática de um crime de tentativa de furto e dano.
“Após contacto com os lesados e testemunhas, estas reconheceram de forma clara e inequívoca os indivíduos, bem como a viatura usada, para furtar dois catalisadores, tendo em ambas as viaturas efectuado um corte no tubo de escape em locais específicos para furtar o catalisador, causando danos avultados”, explica a PSP.
Três dias depois, a 18 de Setembro, outros dois homens, de 34 e 47 anos, foram também detidos pela PSP, apanhados em flagrante a roubar catalisadores na zona da Póvoa de Santa Iria. Estão acusados de um crime de furto. A PSP continua a apelar aos moradores para que se mantenham vigilantes e reportem os movimentos suspeitos que possam indicar o furto deste tipo de materiais.
Segundo as autoridades, só nos primeiros três meses deste ano a PSP tinha registo de 35 crimes relacionados com furto de catalisadores. Cinco deles foram tentativas que resultaram em danos nas viaturas.
Os catalisadores rendem milhares de euros depois de vendidos a sucateiras. O catalisador, um filtro de redução das emissões poluentes dos automóveis existente na zona do tubo de escape dos automóveis, é composto por metais preciosos como platina, paládio e ródio que chegam a valer cinco vezes mais do que o ouro quando vendidos no mercado paralelo e em sucateiras que nem sempre registam essas transacções.
