uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Obras junto ao cemitério de Santarém não agradam a todos
Moradores da zona estão descontentes com os trabalhos anunciados

Obras junto ao cemitério de Santarém não agradam a todos

Muro na bifurcação entre duas ruas estreitou ainda mais uma das vias e motiva críticas de morador.

A construção de um muro de contenção na bifurcação entre as ruas da Imaculada Conceição e do Bairro Madre de Deus, nas proximidades do cemitério de Santarém, está a ser questionada por alguns moradores da zona. É o caso de José Marcelino, que alega que essa construção, feita no âmbito das obras de requalificação da Avenida António dos Santos e arruamentos adjacentes, estreitou ainda mais a extremidade da Rua Bairro Madre de Deus, onde já não se cruzavam dois automóveis. O munícipe tem dúvidas que agora possa ali passar, por exemplo, um auto-tanque dos bombeiros.

Contactada por O MIRANTE, a Câmara de Santarém, através dos serviços do Departamento de Gestão Territorial e Planeamento, refere que as soluções projectadas nessa zona devem-se ao facto de existirem constrangimentos e problemas ao nível da circulação viária e pedonal na Rua da Imaculada Conceição, “que o projecto de execução veio resolver e minimizar”.

Entre os constrangimentos apontados pela autarquia estavam o estreitamento acentuado da largura da via na zona de bifurcação da Rua Imaculada Conceição - essa artéria apresentava largura entre os 4 m e 4,15 m, não permitindo o cruzamento de veículos; o espaço em talude existente não garantia os níveis de segurança adequados; a inexistência de passeio originava conflitos significativos entre veículos e peões.

Para solucionar esses problemas e permitir o cruzamento de veículos na zona de bifurcação entre as duas ruas, bem como a criação de passeio e a estabilidade desse talude, foi prevista a criação de muros para suportar o talude criado pelos aterros efectuados para o aumento da largura da Rua Imaculada Conceição, tendo sido necessário o abate de árvores. Foi ainda criado um acesso por escada entre as duas ruas.

O município salienta que a proposta permite a circulação viária nos dois sentidos de trânsito da Rua Imaculada Conceição e ainda permite a circulação pedonal em segurança pelo passeio que passa a existir do lado do muro do actual cemitério até intersecção com o edifício do crematório.

Obras junto ao cemitério de Santarém não agradam a todos

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido