uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Requalificar Escola Alves Redol em VFX custa 10 milhões
Alunos da Secundária Alves Redol continuam a ter aulas numa escola com poucas condições e eternamente à espera de obras

Requalificar Escola Alves Redol em VFX custa 10 milhões

Município diz não ter verba em orçamento para conseguir fazer essa intervenção e aponta o dedo ao Governo.

Recuperar a Escola Secundária Alves Redol, em Vila Franca de Xira, e resolver todos os seus problemas estruturais vai custar mais de 10 milhões de euros. A informação foi avançada por Alberto Mesquita, presidente do município. O autarca afirmou que a câmara além de não ter a competência directa de requalificação do equipamento também não tem verba em orçamento que lhe permita fazer esse trabalho.

“Ocasionalmente a câmara vai à escola resolver pequenas situações mas não é da nossa competência. Há problemas estruturais complicados naquela escola. Se o Ministério da Educação e o Estado quiserem avançar com uma parceria com o município estamos disponíveis. Mas não nos podem exigir 10 milhões de euros, ou mais, para resolver os problemas da escola”, criticou o autarca. Mesquita considera que o mau estado da escola é uma matéria que o ministério deve resolver rapidamente.

A Secundária Alves Redol sofre há muito de problemas graves que causam transtornos nos professores, funcionários e alunos. Além do problema dos pavilhões com telhados de fibrocimento contendo amianto, uma substância potencialmente cancerígena, os alunos têm de conviver com salas de aula velhas e sem climatização, pátios a precisar de novos telheiros, equipamentos tecnológicos obsoletos, corredores e algumas salas onde cai a água da chuva e casas-de-banho degradadas. Também os pátios exteriores estão degradados e vandalizados. Estes foram alguns dos problemas identificados por vários alunos da escola na última assembleia municipal jovem que se realizou no local.

O Governo anunciou em 2019 uma reprogramação dos fundos do programa comunitário de apoio Portugal 2020 para investir 47 milhões de euros na requalificação de escolas na região, três delas no concelho de Vila Franca de Xira, processo que ficou em banho-maria.

Requalificar Escola Alves Redol em VFX custa 10 milhões

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido