uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Feira de Outubro volta a animar ruas de VFX
Salão de Artesanato é um dos pontos altos da Feira de Outubro de Vila Franca de Xira

Feira de Outubro volta a animar ruas de VFX

Feira de Outubro regressou à cidade em ambiente de alegria e com calendário prolongado. O rebuliço que se tem visto perspectiva a vinda de melhores dias para quem vive do seu negócio. Salão de artesanato com lotação aumentada para 250 pessoas.

Quem esperava um arranque tímido da Feira de Outubro em Vila Franca de Xira enganou-se. Mesmo com a pandemia ainda por aí, pouco parece ter mudado nas tradições da Cidade, com milhares de pessoas a acorrer às ruas e a formar-se o rebuliço habitual e caótico na Estrada Nacional 10 sempre que há esperas de toiros. Não fossem as máscaras no rosto e não se diria que se vive sob o flagelo da Covid-19.

As esperas pelas ruas têm sido um dos atractivos da feira, em particular aos fins de semana, com as principais artérias da cidade a ficarem cheias de aficionados. O segundo dia de esperas, domingo, 3 de Outubro, foi disso exemplo, com grande moldura humana por toda a cidade, incluindo no parque urbano do Cevadeiro, onde decorre o salão de artesanato.

As recentes directivas da Direcção-Geral da Saúde permitiram à organização aumentar a entrada em simultâneo no pavilhão a 250 pessoas, em vez das 100 inicialmente previstas. Mas continua a haver medição da temperatura, percursos delimitados no interior do pavilhão e certificados digitais para aceder ao espaço.

A abertura simbólica do certame decorreu na tarde de sexta-feira, 1 de Outubro, pelo presidente do município, Alberto Mesquita. Não faltaram também o presidente recém-eleito, Fernando Paulo Ferreira, a deputada Maria da Luz Rosinha e vários presidentes de junta, como João Santos de Vila Franca de Xira e Mário Cantiga, da União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz.

“É com particular alegria que depois de tudo o que passámos estamos novamente aqui reunidos a celebrar a feira. Procurámos compensar todos os vilafranquenses e quem nos visita com uma feira mais prolongada que o habitual”, afirmou Alberto Mesquita, naquela que será a última feira que inaugura na qualidade de presidente. Admite que vai ter saudades mas que a vida é feita de mudanças. “Tudo isto tem um significado especial para mim”, afirmou.

“Sabe muito bem estar de volta”

E para a centena de artesãos presentes, vindos de todo o país, também. Muitos esperam que o regresso a Vila Franca de Xira seja um balão de oxigénio para as contas depois de ano e meio de reclusão. Para 21 artesãos é a primeira vez que visitam a cidade. “A pandemia foi má para todos mas a esperança é que Vila Franca nos ajude e traga bons negócios”, confessa Manuel Heitor, de Abrantes.

Apesar das medidas de controlo sanitário não houve redução do número de bancas. As tasquinhas voltaram a encher e as animações a captar a atenção de miúdos e graúdos. “Parece que não tínhamos feira há dezenas de anos. Sabe muito bem estar de volta e só esperamos que seja uma lufada de ar fresco para a carteira”, diz com humor Rodrigo Pedro, um dos feirantes, a O MIRANTE.

Para Marília Bento, que veio com o marido visitar o salão, a mais-valia é para a mente. “Precisávamos de desanuviar e estou muito feliz que tenham voltado a fazer a festa. Com toda a gente vacinada há menos riscos e as pessoas precisam disto, de viverem novamente”, confessa.

Feira de Outubro volta a animar ruas de VFX

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido