uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Festival Materiais Diversos no Cartaxo, Alcanena e Minde

A conversa “Que paisagens pode um festival criar?” abriu, no dia 5 de Outubro, no Cartaxo, a 11.ª edição do Festival Materiais Diversos (FMD), que encerra a 17 de Outubro em Minde (Alcanena), com um concerto de Surma.

A 11.ª edição do FMD acontece no Cartaxo, Alcanena e Minde sob o signo da “desaceleração” com 26 actividades e meia centena de artistas e participantes. A programação inclui sete espectáculos nacionais e dois internacionais, quatro deles em estreia e um em antestreia. O festival tem o primeiro fim de semana centrado no Cartaxo e o segundo em Alcanena e Minde.

Do lado internacional o festival apresenta um projecto de Marcelo Evelin, “Filme”, em colaboração com Fernanda Silva e o realizador Danilo Carvalho, “a partir da figura emblemática da onça-pintada: um mamífero em extinção que vive nas matas brasileiras”.

Por seu lado, Alina Ruiz Folini propõe, com “Ruído Rosa”, uma “experiência corporal de tensão entre pólos não opostos, onde os sentidos não são binários, para observar as várias formas de colaboração, dissociação e ressonância entre oralidade, som e movimento”.

Para além de “Filme” e de “Ruído Rosa”, que será apresentado a 9 de Outubro no Centro Cultural do Cartaxo, o festival apresenta mais três estreias e uma antestreia. Esta acontecerá no dia 8 de Outubro, na Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense (em Pontével), com o espectáculo “O Estado do Mundo (Quando Acordas)”, criação de Inês Barahona e Miguel Fragata, da companhia Formiga Atómica.

Ainda na primeira semana, “Palmira”, peça de teatro com música ao vivo, de Anabela Almeida e Sara Duarte, estreia a 8 de Outubro na Galeria José Tagarro, no Cartaxo. O trabalho que o Teatro do Frio tem vindo a desenvolver com jovens que frequentam o Centro de Convívio do Cartaxo deu origem a “Paraíso Bruto”, outra das estreias agendada para 10 de Outubro, no Centro de Convívio.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido