Personalidades distinguidas com nomes em ruas de Santarém
Leonardo Ribeiro de Almeida, Martinho Vicente Rodrigues e José Júlio Eloy estão agora perpetuados na toponímia da cidade.
Santarém homenageou, no feriado do 5 de Outubro, três personalidades com a atribuição dos seus nomes a ruas da cidade. A manhã começou com a homenagem ao advogado, antigo deputado e presidente da Assembleia da República, Leonardo Ribeiro de Almeida, falecido em 2006, que tem agora o seu nome numa artéria no bairro de São Bento, onde viveu durante muitos anos.
Seguiu-se a distinção ao professor e historiador Martinho Vicente Rodrigues, director do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão, que é agora o patrono da rua que dá acesso à Escola Superior de Saúde. O périplo de inaugurações terminou com a homenagem ao empresário e dirigente associativo José Júlio Eloy, que dá o nome a uma artéria junto à Zona Industrial de Santarém.
Martinho Vicente Rodrigues e José Júlio Eloy estiveram presentes nas respectivas cerimónias, onde expressaram a sua emoção e gratidão pela distinção atribuída pelo município de Santarém e pela União de Freguesias da Cidade. Também Margarida Ribeiro de Almeida, em nome da família, agradeceu o tributo a seu pai. As cerimónias contaram com a presença de muitos autarcas, familiares e amigos dos homenageados.
Medalha de Ouro da Cidade para José Júlio Eloy
Tanto o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, como o presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém, Carlos Marçal, realçaram a justiça destas distinções, que nalguns casos pecaram por tardias, como salientou o líder do município.
Ricardo Gonçalves aproveitou a sessão de homenagem a José Júlio Eloy para dizer que vai propor a atribuição da Medalha de Ouro da Cidade ao empresário e dirigente associativo, que ao longo da sua vida esteve ligado a múltiplos projectos e instituições da cidade, como a Santa Casa da Misericórdia, Cruz Vermelha, Bombeiros Voluntários, Rotary Clube de Santarém, Escola Profissional do Vale do Tejo, CNEMA, Feira do Ribatejo e Feira Nacional de Agricultura, entre outras.
Foi ainda vereador da Câmara de Santarém e eleito da Assembleia Municipal de Santarém. Em 1972 José Júlio Eloy foi condecorado com a Comenda da Ordem do Mérito Agrícola e Industrial. Em 1997 foi distinguido pela Câmara Municipal de Santarém com o título de “Scalabitano Ilustre”. E em 2004 distinguido por O MIRANTE e pela NERSANT com o prémio Carreira Empresarial.