uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Pany Varela: do Forte da Casa para o topo do mundo do futsal
Pany Varela foi decisivo na vitória portuguesa no mundial de futsal

Pany Varela: do Forte da Casa para o topo do mundo do futsal

Atleta que marcou os dois golos da selecção portuguesa na final do mundial de futsal deu os primeiros passos desportivos no concelho de Vila Franca de Xira, onde viveu a sua infância e juventude.

Anilton “Pany” Varela um dos obreiros da conquista portuguesa do mundial de futsal na tarde de domingo, 3 de Outubro, deu os primeiros passos na modalidade em clubes do concelho de Vila Franca de Xira quando vivia com a família no Forte da Casa.

A carreira do campeão mundial, que marcou os dois golos que decidiram a partida frente à Argentina, começou a formação entre 2003 e 2006 no Forte da Casa, tendo completado a formação no Benfica, entre 2006 e 2008. Continuou no Benfica até 2011 jogando posteriormente no Belenenses, no SL Olivais e no Fundão, antes de ingressar no Sporting em 2016.

Pany Varela já foi distinguido com medalhas de mérito desportivo pela Câmara de Vila Franca de Xira. Natural do concelho do Tarrafal, na ilha cabo-verdiana de Santiago, chegou a Portugal em 1999, com 10 anos, na companhia de seus pais. A família foi viver para o Forte da Casa. No entanto, passou grande parte da infância no bairro da Icesa, em Vialonga, onde morava uma tia com quem ele ficava enquanto os pais estavam a trabalhar.

Conta que foi nas ruas que aperfeiçoou o português e que começou a adquirir o gosto pelo futsal. Quem mais influenciou a sua ligação à modalidade foi um primo mais velho que, notando as suas potencialidades, o levou para treinar em Os Patuscos, um clube do bairro da Icesa. Com 13 anos mudou-se para o Clube Recreativo e Cultural do Forte da Casa, onde fez a formação que considera ter sido “fundamental” para chegar onde chegou.

Quando se retirar o seu desejo é permanecer ligado ao futsal, de preferência, trabalhando com os jovens do concelho, assumia em 2018 numa entrevista a O MIRANTE. “Posso agarrar um projecto já existente ou posso iniciar um projecto novo mas gostava de ajudar jovens porque eu, enquanto jovem, também fui ajudado através do desporto. Através da prática do futsal penso que posso mudar vidas e criar condições para que muitos possam seguir o sonho que eu segui e serem, no futuro, praticantes e profissionais de futsal”, afirmava.

Pany Varela: do Forte da Casa para o topo do mundo do futsal

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido