uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Mostra do Feijão em restaurantes de Tomar assinala regresso à normalidade

Duas dezenas de restaurantes vão participar na mostra de feijão durante o mês de Outubro, período em que se celebra a padroeira da cidade, Santa Iria.

Com o regresso à normalidade no funcionamento dos restaurantes o município de Tomar vai organizar mais uma Mostra do Feijão durante o mês de Outubro promovendo um dos alimentos mais versáteis da gastronomia portuguesa. A tradição tem mais de duas décadas e realiza-se no mês em que se celebra, a 20 de Outubro, o dia da padroeira da cidade, Santa Iria.

Não vão faltar os peixinhos da horta que se juntam ao estufadinho com cogumelos, paté, estaladiço de caça com sinfonia de feijão ou ensopado de amendoim e feijão encarnado. As sopas de leitão, feijão verde ou feijão seco, com couve, com abóbora e à lavrador também fazem parte da ementa. No prato principal destaque para as feijoadas à Nabão, à transmontana, de chocos, de frango ou de tripas e de bacalhau.

O cardápio conta ainda com enguias fritas com arroz de feijão, peixe-espada frito com nabiças e feijão frade, espetadas de peru grelhadas com arroz de feijão e bacon, entre outros pratos típicos. As opções vegetarianas também estão na carta, nomeadamente o hambúrguer de feijão ou tagine de feijão com cogumelos e marmelo.

Os mais gulosos podem deliciar-se com a panacota de feijão, semifrio de feijão, tarte de feijão com nozes, laranjada de feijão, pudim de feijão branco ou rosas de Tomar.

Os restaurantes aderentes são o 1º de Maio, 15, Almourol, Açúcar ao Quadrado, Alpendre, Brasinha, Cova Funda, Ginginha, Infante, Lúria, Manjar dos Templários, Nabão, Ninho do Falcão, Picadeiro, Pica-Pau Amarelo, Refúgio, Sabores ao Rubro, Tabernáculo do Rio, Tabuleiro e Tasquinha da Mitas.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido