uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Os animais no seio da família
Emídio Almeida - Veterinário, director clínico do hospital veterinário Tutivete, em Santarém (foto DR)

Os animais no seio da família

Infelizmente a saúde dos animais é considerada um luxo e uma ida ao veterinário é taxada com IVA de 23%.

Desde 1931 que, em Florença, numa convenção internacional entre vários países, ficou estabelecido que 4 de Outubro seria o dia para comemorar simultaneamente o Dia do Animal, o Dia de S. Francisco de Assis e o Dia do Médico Veterinário. O Dia de S. Francisco de Assis (1181-1226) já estava consagrado, e por este ser o Santo Padroeiro dos animais se convencionou então que seria também o Dia do Animal e o Dia do Médico Veterinário.

Os animais são seres sencientes. São capazes de sentir sensações e sentimentos ou emoções tal como os humanos. Têm um Sistema Nervoso Central e por isso podem reagir ao mundo que os rodeia através dos diferentes órgãos dos sentidos. Têm, tal como nós, informações visuais, auditivas, tácteis, gustativas e olfactivas. Vêem, ouvem, sentem (frio, calor, fome, sede) saboreiam e cheiram. Tal como nós também têm emoções básicas: alegria, tristeza, raiva, medo, aversão, surpresa, etc.

Os animais de companhia fazem literalmente parte da família. Partilham os mesmos sentidos e emoções. Com alguma vantagem para os animais….eles não mentem. São um factor de crescimento emocional para crianças e de estabilidade emocional para adultos.

A saúde é só uma. Na prática clínica diária encontram-se casos de patologias transmitidas de pessoas a pessoas, de animais a pessoas e também de pessoas a animais. Por isso é tão importante que a Saúde seja considerada de uma forma global. Mas infelizmente não é…

O médico veterinário é um agente de saúde pública. Na faculdade, no curso de Medicina Veterinária, há mesmo a disciplina de Saúde Pública Veterinária. A saúde das populações. Infelizmente, isso não é considerado e a saúde dos animais é considerada um luxo: Basta ver a taxa de IVA (23%) que qualquer cidadão tem de suportar quando leva o seu amigo de quatro patas aos cuidados básicos de saúde veterinária.

Os animais no seio da família

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido