uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

PCP reconhece perdas eleitorais na região e relaciona-as com factores adversos

Organização distrital comunista sublinha que a CDU continua a ser a terceira força política no distrito de Santarém apesar da perda da Câmara de Alpiarça e de vários mandatos.

A organização distrital de Santarém do PCP fez um balanço agridoce das eleições autárquicas de 26 de Setembro. Sublinhando o facto de a CDU se manter como a terceira força política na região com mais eleitos, os comunistas não iludem o desapontamento que foi perderem a Câmara Municipal de Alpiarça para o PS, bem como quatro eleitos em câmaras municipais e 15 eleitos nas assembleias municipais.

“Estas eleições ficam marcadas pela renovação das maiorias na Câmara Municipal de Benavente e nas juntas de freguesia de Benavente, Couço e Samora Correia, pela conquista da Junta de Freguesia de Carregueiros (Tomar), pela confirmação de vereadores nas Câmaras Municipais de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Constância e Coruche. Com 10 vereadores eleitos no distrito, 43 eleitos nas assembleias municipais e 104 eleitos directos nas assembleias de freguesia, a CDU confirmou, no essencial, as posições que já detinha”, considera o PCP, que com o Partido Ecologista Os Verdes forma a CDU (Coligação Democrática Unitária).

O PCP considera que o resultado da CDU é inseparável de factores adversos como “o peso da epidemia e dos condicionamentos no plano da participação, proximidade e envolvimento populares”; “os efeitos de uma prolongada e intensa campanha anticomunista”; “a desfocagem alimentada ao longo de semanas da natureza e objectivos destas eleições, esbatendo o seu carácter local”; “a promoção dada a outras forças políticas acompanhada, nalguns casos, de uma ostensiva menorização da CDU”; ou “a utilização do aparelho do Estado ao serviço dos objectivos eleitorais do partido do Governo, aliás bem visível em vários concelhos do distrito”.

O PCP termina dizendo que os 157 mandatos directos obtidos pela CDU no distrito de Santarém “corresponderão a uma decidida intervenção com que as populações podem contar”.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido