uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Recontagem de votos nulos deu vitória ao PSD em Pernes mas PS vai recorrer
Vitória de Sérgio Tormenta (na foto) e do PSD em Pernes vai ser analisada pelo Tribunal Constitucional (FOTO – Facebook Sérgio Tormenta – Pernes 2021)

Recontagem de votos nulos deu vitória ao PSD em Pernes mas PS vai recorrer

Socialistas têm muitas dúvidas sobre o boletim de voto que foi validado para os social-democratas colocando estes como vencedores nessa freguesia do concelho de Santarém. A primeira contagem tinha dado empate a 345 votos.

O PS de Santarém recorreu para o Tribunal Constitucional da recontagem de votos nulos realizada após o empate da sua lista com a do PSD na eleição para a Assembleia de Freguesia de Pernes, disse o presidente da concelhia socialista. Manuel Afonso, que liderou a lista socialista à Câmara de Santarém, disse no dia 30 de Setembro que o partido tem “muitas dúvidas” sobre o boletim de voto que foi validado para o Partido Social Democrata colocando este como vencedor da eleição em Pernes.

Nas eleições autárquicas de 26 de Setembro, o PS (que liderava a Junta de Pernes no mandato cessante) e o PSD empataram com 345 votos cada, tendo a recontagem dos votos nulos realizada na assembleia geral de apuramento, com mediação do Tribunal de Santarém, atribuído mais um voto à lista social-democrata e invalidado o outro voto que estava em dúvida e que, a ser validado, repetiria o empate.

“Discordamos da validação realizada. Temos muitas dúvidas” sobre o boletim que passou a ser contabilizado, disse Manuel Afonso, adiantando que, assim que for publicado o edital, o PS vai exercer o direito de recurso junto do Tribunal Constitucional, o qual terá 48 horas para se pronunciar. A decisão deve ser conhecida até final desta semana.

Ao que O MIRANTE apurou, em causa estão dois votos nulos em que não foi devidamente inscrita a cruz no quadradinho referente a cada partido. Fonte do PS de Santarém disse a O MIRANTE que a haver um critério uniforme os dois votos deviam ter a mesma decisão, por se intuir em ambos a intenção do eleitor de votar nessa força política, o que daria novo empate, mas não foi nesse sentido que a assembleia se pronunciou.

Se se confirmar a vitória do PSD será a primeira vez que os sociail-democratas presidirão à Junta de Freguesia de Pernes. Os cabeças-de-lista eram Sérgio Tormenta pelo PSD e Raul Violante pelo PS.

Recontagem de votos nulos deu vitória ao PSD em Pernes mas PS vai recorrer

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido