uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Alverca volta a reivindicar biblioteca nas antigas casas da Empordef

Presidente da junta em fim de ciclo lamentou que a cidade continue sem uma biblioteca inclusiva e moderna para responder às necessidades.

A cidade de Alverca não tem uma biblioteca inclusiva e a que existe não responde às necessidades da população, lamentou na última semana o ainda presidente da União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, Carlos Gonçalves (CDU), que perdeu as eleições para o PS.

O autarca foi questionado sobre o assunto na última assembleia de freguesia do mandato e não hesitou em considerar que a actual biblioteca, situada numa loja do Centro Comercial Parque, no centro da cidade, não tem as melhores condições e precisa de ser renovada.

“A actual biblioteca não tem os recursos necessários e é uma grande dificuldade lá conseguir estar. A população cresceu e temo-nos batido para que haja uma boa biblioteca na nossa freguesia e que dê resposta à procura da população”, considerou. Carlos Gonçalves defende a utilização de uma das duas antigas vivendas da Empordef, compradas pelo município no final de 2019, para instalação do equipamento. “Era nesse espaço que deveria surgir um multiusos que servisse toda a freguesia”, defende.

A ideia de fazer no espaço das antigas vivendas esse equipamento multiusos com biblioteca nunca agradou ao presidente do município, o socialista Alberto Mesquita, que também está de saída. Com a eleição de Fernando Paulo Ferreira para a Câmara de Vila Franca de Xira e a mudança do executivo da Junta de Alverca, que será liderado por Cláudio Lotra, a perspectiva poderá alterar-se.

Recorde-se que o município de Vila Franca de Xira concluiu, antes das festividades natalícias de 2019, a compra de duas das 12 antigas vivendas das velhas oficinas de material aeronáutico situadas no centro de Alverca, num negócio que rondou os 270 mil euros. Foi o primeiro passo de uma ambição maior do município em adquirir a totalidade daquelas moradias, a maior parte em muito mau estado de conservação.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido