uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Centro Hospitalar do Médio Tejo implanta novo dispositivo de tratamento cardíaco
Unidade de Cardiologia do CHMT começou a implantar um novo dispositivo usado no tratamento de doentes com risco de paragem cardíaca (FOTO - CHMT)

Centro Hospitalar do Médio Tejo implanta novo dispositivo de tratamento cardíaco

Cardioversores-desfibrilhadores subcutâneos permitem fazer a gestão remota do doente

A unidade de cardiologia do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) começou a implantar cardioversores-desfibrilhadores subcutâneos, um novo dispositivo usado no tratamento de doentes com risco de paragem cardíaca.

O eléctrodo é implantado de forma subcutânea e o dispositivo é submuscular, o que permite um maior conforto ao doente e uma abordagem menos invasiva, revela David Durão, director do serviço de cardiologia do CHMT. O médico explica que foram integradas várias especialidades do hospital nestes procedimentos. Foi dada uma formação a enfermeiros, cardiologistas e a técnicos de cardiopneumologia.

O director do serviço de cardiologia salienta que no CHMT já foram superados os números de implantes cardíacos em relação aos anos pré-pandemia quer em doentes em regime de ambulatório quer em doentes internados. “Na área da Arritmologia fica completa a oferta de tratamento de taquidisritmias à população de abrangência do CHMT”, garante David Durão.

Os cardioversores-desfibrilhadores foram desenvolvidos para monitorizar o ritmo cardíaco. Se o batimento cardíaco for irregular o desfibrilhador aplica pequenos sinais eléctricos, indolores, para corrigir o ritmo cardíaco. Se o ritmo continuar demasiado acelerado ou lento o aparelho dá um choque para trazer o coração de volta ao ritmo normal.

Centro Hospitalar do Médio Tejo implanta novo dispositivo de tratamento cardíaco

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido