uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Hospital de Santarém já pode realizar autópsias neonatais e fetais
Catarina Ivanova, médica responsável do serviço de Anatomia Patológica do Hospital Distrital de Santarém, explica que novos equipamentos permitem a realização de autópsias neonatais e fetais (FOTO - HDS)

Hospital de Santarém já pode realizar autópsias neonatais e fetais

Com a aquisição de novos equipamentos o Hospital de Santarém passa a fazer autópsias que só se efectuavam no Hospital Egas Moniz, em Lisboa.

O Serviço de Anatomia Patológica do Hospital de Santarém (HDS) adquiriu novos equipamentos que permitem a realização de autópsias neonatais e fetais. Catarina Ivanova, médica responsável do serviço, explica que as autópsias neonatais e fetais são importantes para compreender a causa da morte dentro do útero e, em caso de interrupção médica da gravidez, para comprovar o que se observou nas ecografias e documentar as alterações do feto.

A médica refere ainda que o esclarecimento da causa da morte é importante no processo de luto e sublinha que a autópsia deve ser proposta a todos os pais em caso de morte neonatal uma vez que pode ser importante para gestações futuras.

Até à aquisição destes equipamentos para o HDS as autópsias neonatais eram realizadas através de um protocolo com o Hospital Egas Moniz, em Lisboa, que é uma referência nesta patologia e foi onde Catarina Ivanova realizou a sua formação na área, que incluiu um estágio com execução das autópsias fetais e neonatais provenientes do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do HDS.

Hospital de Santarém já pode realizar autópsias neonatais e fetais

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido