uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Ladrão reincidente apanhado a roubar catalisadores em Castanheira do Ribatejo

Homem é suspeito de uma prática criminosa que tem sido fenómeno crescente por toda a região

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, no dia 28 de Setembro, um homem de 40 anos, por furto de catalisadores de automóveis em Castanheira do Ribatejo. O suspeito, que já tinha sido detido anteriormente pela prática do mesmo crime, já foi presente a tribunal e vai aguardar julgamento em liberdade com Termo de Identidade e Residência.

Foi depois de o suspeito ter furtado um catalisador e enquanto seguia de carro em direcção à Vala do Carregado, localidade na mesma freguesia, que a GNR o interceptou após ter recebido uma denúncia.

No interior da viatura foram encontrados dois catalisadores, uma máquina rebarbadora, 18 discos de corte, um macaco hidráulico e um alicate de grifos. A acção contou com o reforço do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Vila Franca de Xira.

Esta não é a primeira vez que a GNR detém suspeitos pela prática deste crime na freguesia de Castanheira do Ribatejo. Em Maio, tal como O MIRANTE noticiou, os militares detiveram um outro suspeito, de 51 anos, em flagrante, a furtar um catalisador.

Em Vila Franca de Xira, só nos primeiros três meses e meio deste ano, a PSP registou 35 crimes relacionados com o furto de catalisadores, cinco dos quais foram tentativas que resultaram em danos nas viaturas. Mais recentemente a polícia identificou quatro homens suspeitos de roubar catalisadores de mais de uma dezena de viaturas da Póvoa de Santa Iria, Alverca e Vialonga.

Os catalisadores rendem milhares de euros depois de vendidos a sucateiras. O catalisador, um filtro de redução das emissões poluentes dos automóveis existente na zona do tubo de escape dos automóveis, é composto por metais preciosos como platina, paládio e ródio que chegam a valer cinco vezes mais que o ouro quando vendidos no mercado paralelo e em sucateiras que nem sempre registam essas transacções.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido