uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
O sorriso é o espelho da alma e precisa de ser cuidado
Gonçalo Serrador orgulha-se de manter uma relação próxima com todos os seus clientes. Cayetana Olazábal explica que o stress pode provocar desgaste dos dentes ou fracturas, entre outros problemas. Custódio Silva explica que os açúcares, bebidas gaseificadas e o tabaco são os principais motivos de problemas dentários

O sorriso é o espelho da alma e precisa de ser cuidado

Gonçalo Serrador, Custódio Silva e Cayetana de Olazábal são três médicos dentistas que olham para o sorriso como algo decisivo para viver uma vida sem stress, ansiedade e com auto-estima. Consideram que os açúcares e o tabaco são os piores inimigos da saúde oral e que a prevenção é o único caminho para conquistar um sorriso bonito e saudável. Uma reportagem de O MIRANTE a propósito do Dia Mundial do Sorriso que se celebra a 1 de Outubro.

Um sorriso estragado pode levar a mudanças de personalidade

Gonçalo Serrador, 42 anos, não tem dúvidas de que os piores inimigos da saúde oral são o tabaco e a falta de higiene diária. O proprietário da Clínica Dentária Dr. Serrador, em Santarém, afirma que a única solução para conquistar um sorriso bonito e saudável é ir com regularidade ao dentista. Na sua opinião não é verdade que uma ida ao dentista possa ser considerado um luxo que não está ao alcance de todos. Talvez para as gerações mais antigas, pela falta de acesso que sempre tiveram a cuidados de saúde, seja uma realidade, mas para quem nasceu a partir dos anos 80 ir ao dentista é um serviço “naturalmente barato para a importância que tem na vida das pessoas”.

Gonçalo Serrador, que tem um percurso académico digno de registo em Portugal, na Hungria e em Moçambique, não hesita em afirmar que um sorriso estragado tem consequências na auto-estima e não só; para além da inibição do sorrir existe também vergonha em falar com outros, levando, a longo prazo, a mudanças de personalidade tornando-se a pessoa mais sisuda e fechada. Nos casos mais graves pode originar depressões profundas, esclarece.

O stress também é dos factores mais prejudiciais para a saúde oral, diz. Uma pessoa que viva constantemente num estado de ansiedade, acrescenta, não se alimenta de forma saudável, não mantém uma boa higiene oral, seja por preguiça ou esquecimento, não pratica exercício físico e é normal que também não consiga ter uma boa noite de sono. “Quem vive com estes problemas pode estar a tomar medicação que é muito prejudicial para a saúde oral. Estes medicamentos causam secura de boca, o que leva a uma baixa do PH na cavidade oral e, consequentemente, leva a problemas nos dentes como cáries e a problemas nas gengivas e no osso”, adianta. Os alimentos que contêm açúcares refinados (doces) e os que contêm trigo (pastosos) são os que têm mais consequências negativas para o sorriso, garante.

Gonçalo Serrador diz que tem orgulho na relação próxima que mantém com todos os seus clientes. O facto de ter uma personalidade alegre e divertida ajuda a fidelizar as pessoas e motiva-as a irem mais vezes ao dentista. “Ir ao dentista é desconfortável e há muitas pessoas com traumas; ser alegre, divertido e bem-disposto faz com que as pessoas descontraíam e se torne muito mais fácil para todos. A maioria já são pacientes há tanto tempo que já os considero meus amigos”, garante.

A emoção de devolver o sorriso a quem o tinha escondido

Cayetana de Olazábal, 40 anos, é natural de Madrid, Espanha, mas vive em Portugal desde os sete anos. É proprietária da clínica dentária Smile Factory, em Samora Correia, considera-se uma mulher paciente e diz que tem muito prazer em trabalhar com proximidade com os seus pacientes e ajudar a comunidade a melhorar ou manter uma boa saúde oral. “Como trabalho num meio pequeno tenho que tratar de várias famílias. A relação de confiança é uma das maiores recompensas de ser dentista”, assegura.

Os seus dias de trabalho nunca têm menos de 10 horas. Ao longo dos vários anos a lidar com os problemas orais das pessoas, recorda várias histórias de sucesso em que conseguiu mudar para melhor a vida dos seus pacientes. Afirma que não há melhor sensação do que ver o sorriso aberto de uma pessoa que o teve escondido durante anos. “Fico comovida quando um paciente agradece, em lágrimas, o facto de lhe ter devolvido o sorriso. É nessas alturas que fico satisfeita por ter escolhido esta profissão e poder ajudar a dar mais qualidade de vida às pessoas”, sublinha.

Com os horários de hoje em dia as pessoas têm cada vez menos disponibilidade para cozinhar em casa, diz, e por isso procuram soluções mais rápidas e práticas que prejudicam muito a saúde oral, nomeadamente os alimentos processados, cereais e a comida ‘fast-food’. Estes factores, associados à desinformação, levam ao aparecimento de muitos sorrisos estragados. “Conheço muitas pessoas que têm por hábito, à noite, beber leite e comer depois de escovar os dentes; é meio caminho andado para o aparecimento de cáries”, explica.

Cayetana refere que um dos maiores desafios da actualidade é as pessoas aprenderem a gerir o stress. Cada vez são mais os casos que aparecem no seu consultório com problemas desencadeados pelo stress. “Esse estado pode provocar dores de cabeça, de pescoço e da articulação temporomandibular; pode provocar também um desgaste dos dentes ou mesmo fracturas. Deve ser identificado e controlado precocemente”, salienta.

É obrigatório promover higiene dentária nas crianças

Custódio Silva, 62 anos, é dono de uma clínica dentária em Salvaterra de Magos e afirma que tem havido cada vez mais procura das pessoas em realizarem tratamentos de branqueamento dos dentes, até porque cada vez mais se vive dependente da imagem. A O MIRANTE explica que o tratamento tem uma durabilidade de três a quatro anos e que convém ser seguido pelo menos duas vezes por ano pelo dentista. No seu ponto de vista é fundamental que se comece a realizar a promoção dos benefícios de uma boa higiene dentária nas crianças logo a partir da pré-escola e um incentivo acrescido pelo cheque dentista.

Custódio Silva diz que ainda há receio das pessoas em ir ao dentista e que isso contribui para a falta de prevenção, o principal factor para uma má saúde oral. O médico sublinha que a prevenção em medicina dentária não é cara, o tratamento é que é. O diálogo com os utentes transmitindo-lhes a importância da prevenção na saúde oral deve ser, acrescenta, uma das maiores preocupações dos dentistas.

Ao longo de mais de quatro décadas de actividade, Custódio Silva tem muitas histórias de sucesso para contar; diz que é um homem realizado quando uma pessoa entra no seu gabinete com um semblante triste e que, depois do tratamento, muda completamente o seu estado de alma e passa a ser uma pessoa confiante e capaz de enfrentar novamente o mundo.

Custódio Silva, que ao tornar-se dentista cumpriu um sonho de criança, aconselha as pessoas a levarem uma vida menos stressante e a tirarem mais tempo para cumprirem com as rotinas que garantem bem-estar psicológico e físico. O clínico lembra ainda que os açúcares, as bebidas gaseificadas e o tabaco são os principais motivos de problemas dentários sobretudo porque ninguém lava os dentes a seguir a fumar um cigarro ou depois de beber uma bebida gaseificada.

O sorriso é o espelho da alma e precisa de ser cuidado

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido