uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Samora Correia quer canil e equipas de resgate animal na freguesia

A Assembleia de Freguesia de Samora Correia aprovou, por unanimidade, uma recomendação à Câmara de Benavente para que seja criada uma equipa de resgate de animais abandonados e construído um canil municipal na freguesia. Pretende-se também que o município se candidate a programas de apoio à esterilização e ao bem-estar animal e que promova protocolos com clínicas veterinárias para garantir, em regime de rotação, um serviço de urgência pago que possa “acudir de imediato às situações urgentes”.

A proposta, apresentada pelos eleitos independentes Mais Para Todos, surge por se considerar insuficiente a resposta dada pelas associações de apoio animal existentes no concelho de Benavente e canil municipal. Segundo apontam no documento, a GNR e os bombeiros têm sido “sobrecarregados com pedidos de ajuda” para resgatar das ruas animais feridos, doentes e abandonados.

A recomendação sugere que a equipa de resgate deve incluir o veterinário municipal, funcionários da autarquia e voluntários e ter como meio de apoio uma viatura adaptada para a recolha e transporte de cães, gatos e outros animais errantes.

Para ajudar à consciencialização e sensibilização da população contra o abandono animal e obrigatoriedade de esterilização, os eleitos propõem a promoção de uma campanha e a criação de plataformas online com informação sobre os direitos dos animais e direitos e deveres dos cuidadores.

Sobre o canil municipal existente recomendam que seja nesse espaço construído um crematório para incineração de cadáveres de animais sem dono. As receitas provenientes de todas as taxas associadas a animais de companhia, sugerem ainda, devem passar a ser encaminhadas para custear as despesas com o projecto.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido