uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Homenagem em Vila Franca de Xira distingue jovens talentos da música
Elvira Graça e Constantino Dykiy receberam diplomas na terceira edição dos Prémios José Massarrão, organizado pela Sociedade Euterpe Alhandrense

Homenagem em Vila Franca de Xira distingue jovens talentos da música

A terceira edição dos Prémios José Massarrão, organizada pela Sociedade Euterpe Alhandrense, distinguiu 23 jovens músicos que actuaram na Fábrica das Palavras. O concurso reconhece o talento e o trabalho de um saxofonista que tem elevado o nome de Alhandra nos quatro cantos do mundo.

A Fábrica das Palavras - Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira recebeu, a 21 de Novembro, a terceira edição dos Prémios José Massarrão, uma iniciativa que homenageia um músico natural de Alhandra que já percorreu os quatro cantos do mundo a tocar saxofone. O evento colocou, durante três dias, 23 músicos em competição seleccionados pela Sociedade Euterpe Alhandrense.

Jorge Zacarias, presidente da Sociedade Euterpe Alhandrense, sublinhou que, tendo em conta a qualidade dos músicos, o júri optou por premiar mais do que um em cada lugar do pódio. Inês Alves, Gabriela Ventura e Eduarda Vieira preencheram o pódio da categoria de escalão médio. No escalão superior as expectativas foram ultrapassadas e a única solução justa encontrada foi premiar cinco pessoas em vez das habituais três. O terceiro lugar foi para Elvira Graça e Constantino Dykiy, o segundo para Gabriela Martins e o primeiro lugar para Guilherme Duque e Martim Barbosa. O vencedor do Grande Prémio foi Samuel Marques, que brindou o público com uma actuação de clarinete acompanhado de piano.

Em conversa com O MIRANTE Samuel Marques mostrou-se entusiasmado e com uma sensação de dever comprido pois ficou em segundo lugar na edição anterior. O jovem músico, que começou numa banda filarmónica, estudou na Escola Superior de Música e Espectáculos do Porto e na Universidade de Nova York, pretende continuar a trabalhar para que o seu reportório seja cada vez mais completo. Em 2022 espera gravar um disco a solo. Samuel Marques é professor de música e o prémio, diz, pode servir de motivação para os seus alunos, uma vez que “com trabalho e dedicação tudo é possível”.

CULTURA EM PORTUGAL A ANOS LUZ DO ESTRANGEIRO

José Massarrão, no seu discurso de agradecimento, considerou a homenagem exagerada, uma vez que se “limita a fazer o que gosta”. Explicou que, desde que começou a tocar na Euterpe Alhandrense, aos seis anos, percebeu que era da música que queria viver e que ia ser a sua vocação. O músico e professor de música realizou um discurso curto mas não se esqueceu de agradecer o trabalho da autarquia em divulgar os artistas locais e o trabalho que realizam em prol da comunidade. O músico lançou ainda farpas ao Estado, afirmando que o panorama da música em Portugal está a anos-luz do que se faz no estrangeiro devido à falta de incentivos e apoios por parte da administração central.

Manuela Ralha, vereadora com o pelouro da Cultura, referiu no seu discurso que a autarquia vai continuar a apostar nos eventos culturais porque ajudam e promovem as pessoas e colectividades que trabalham para a comunidade vilafranquense. A autarca enalteceu a parceria do município com a Sociedade Euterpe Alhandrense que, vincou, tem sido um exemplo na promoção e realização de eventos culturais.

As últimas palavras pertenceram a Jorge Zacarias que admitiu sentir orgulho por homenagear José Massarrão, um músico que começou a sua carreira na Euterpe e que tem elevado o nome do concelho de Vila Franca de Xira, e particularmente de Alhandra, em todos os palcos onde toca.

Homenagem em Vila Franca de Xira distingue jovens talentos da música

Mais Notícias

    A carregar...