José Cid recebe Prémio António Quadros
Cerimónia decorreu em Rio Maior e encheu o cine-teatro
A Fundação António Quadros, presidida por Mafalda Ferro, distinguiu a carreira de José Cid, músico e compositor, natural da Chamusca, numa cerimónia que decorreu a 18 de Novembro no Cine-teatro Municipal de Rio Maior. A cerimónia contou com a participação especial de José Cid, da Academia de Música e Dança de Rio Maior, da Academia de Música de Alcobaça Manuela Dâmaso, de Gabriela Cid, esposa do músico, e do Palhaço Pantufa.
Rita Ferro subiu ao palco para declamar um poema escrito pela avó, que José Cid musicou, e não se esqueceu de dirigir palavras de apreço às pessoas que encheram o cine-teatro. “Quero dar-vos um beijo especial porque vivi em Rio Maior onze anos e fui intensamente feliz”, afirmou, com orgulho, perante uma plateia que não se cansou de a aplaudir.
A Fundação António Quadros ocupa a antiga sala de audiovisuais da Biblioteca Municipal Laureano Santos. A família do escritor reuniu todos os arquivos e as colecções de arte da família e, em 2009, realizou o sonho de abrir a fundação em homenagem ao pai. Rio Maior foi a cidade que António Quadros escolheu para se recolher, para pensar e para escrever, longe do bulício de Lisboa.