Programa da Imagem e da Palavra da Azinhaga promove palestras sobre pensamento criativo
Aldeia vai receber Paulo Pires do Vale, Joana Bértholo e João Tordo para uma série de conversas durante 26 e 27 de Novembro.
O PIPA - Programa da Imagem e da Palavra da Azinhaga - vai promover um conjunto de actividades culturais, nos dias 26 e 27 de Novembro, que vão levar a Azinhaga (Golegã), terra natal de José Saramago, personalidades como o comissário do Plano Nacional das Artes, Paulo Pires do Vale, a escritora e dramaturga Joana Bértholo e o escritor, que conquistou o Prémio Saramago em 2009, João Tordo. As iniciativas têm lugar na antiga escola primária de Azinhaga, agora sede do PIPA, com entrada livre, sujeita à lotação da sala.
A programação arranca com a palestra “Arte e Educação”, por Paulo Pires do Vale, dia 26 de Novembro, sexta-feira, às 16h00, em que será abordado o Plano Nacional das Artes e a estimulação da criatividade artística nas escolas.
A manhã de sábado, 27 de Novembro, é para os mais novos com a oficina “Museu do Pensamento”, orientada pela escritora Joana Bértholo, em que crianças entre os 7 e os 14 anos vão abordar questões relacionadas com o pensamento e vão colocar um chapéu que as vai mergulhar nos seus pensamentos. Para esta actividade é necessária uma inscrição prévia para o email azinhagapipa@gmail.com.
Pelas 17h00 de sábado o vencedor do prémio Saramago de 2009, João Tordo, será responsável pela masterclass “Processos de Escrita”. A partir do seu livro “Manual da Sobrevivência de um Escritor (ou: o pouco que sei sobre aquilo que faço)” vai abordar o tema da criatividade e explicar os seus processos criativos.