uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
O desporto uniu-os e é com amor que se motivam no fisioculturismo
Pedro Mateus e Sofia Lúcio são o primeiro casal português na modalidade Fit Pairs (foto DR)

O desporto uniu-os e é com amor que se motivam no fisioculturismo

Naturais de Santarém, Sofia Lúcio e Pedro Mateus são o primeiro casal português na modalidade de Fit Pairs que dá os primeiros passos em Portugal. Modelar um corpo perfeito segundo os padrões do culturismo impõe sacrifícios nomeadamente na alimentação e na carteira.

Sofia Lúcio, 37 anos, tem escoliose e por isso na escola os médicos passaram-lhe sempre atestados para a dispensar das aulas de educação física. A determinada altura engordou de forma repentina. Quando estava a tirar o curso de engenharia da qualidade alimentar decidiu perder peso. Começou a cortar nos doces, que eram o seu pecado, e inscreveu-se num ginásio. Foi lá que conheceu Pedro Mateus e uns anos depois começaram a namorar. A escoliose foi sempre vigiada por especialistas e a actividade física não foi problema.

Começou a frequentar o ginásio quase todos os dias e o bichinho da competição começou a despontar. “Apesar de gostar de ver um corpo bem definido sempre disse que nunca iria competir porque não estava para passar fome”, conta bem disposta. Quando conheceu o namorado o bichinho da competição cresceu.

Sofia Lúcio começou a competir primeiro e, em 2020, alcançou o terceiro lugar no Bikini Fitness e o segundo lugar no Bikini Fitness Master. Este ano sagrou-se campeã nacional em Bikini Master no Campeonato Nacional FCP. “Participo nas provas por superação pessoal. Sempre me senti o patinho feio que na escola não tinha amigos e quando era pequena não me achava bonita. Por isso, vencer uma prova foi a maior das vitórias”, confessa Sofia Lúcio.

Pedro Mateus, 32 anos, pratica desporto desde os seis anos. Começou no futebol, futsal e passou pelo rugby, ju-jitsu e muay-thay. Sempre foi magro e gostava de ganhar músculo. Em 2011 terminou o curso de Personal Trainer (PT) que tirou no Holmes Place, em Lisboa. Actualmente trabalha num ginásio no Porto Alto, concelho de Benavente. Este ano mudaram de equipa integrando a Team2K, onde têm um preparador e nutricionista que lhes dão todo o apoio.

Pioneiros em Portugal na modalidade Fit Pairs

O casal de Santarém, que namora há três anos, foi convidado pelo presidente da Federação Portuguesa de Culturismo e Powerlifting para ser pioneiro na modalidade Fit Pairs que está a dar os primeiros passos no nosso país. O Personal Trainer e a engenheira já participaram em algumas competições tendo vencido, em Setembro deste ano, o Angra Sports Festival, em Angra do Heroísmo, nos Açores) em Fit Pair. A vitória deu-lhes acesso directo à prova internacional Diamond Cup que se realizou em Portugal, mas não competiram porque Pedro Mateus vai ser operado ao menisco.

Pedro e Sofia adoram o que fazem mas admitem que o fisioculturismo é um desporto desgastante, tanto a nível físico como mental, sobretudo nos últimas semanas que antecedem a preparação para a prova. A sua alimentação passa por claras de ovos, peitos de frango ou peru, leguminosas, salmão e alguns hidratos de carbono como arroz e batata doce.

O casal admite que não é fácil fazer a preparação para as competições em conjunto. O mau humor está mais em evidência e nem sempre é fácil lidar um com o outro. “Já passámos pelo pior, tivemos momentos difíceis, por isso acreditamos que conseguimos ultrapassar qualquer coisa. Existem casais que se separam porque não conseguem ultrapassar os momentos complicados destas provas”, explica Pedro Mateus.

Um desporto caro e que impõe sacrifícios

Pedro e Sofia sabem que no mundo do culturismo existe muito a tentação de utilizar anabolizantes (produtos que aumentam mais rapidamente o músculo) que podem ser prejudiciais à saúde. No entanto, o casal garante que esses produtos nunca fizeram parte da sua vida. Utilizam muitas bebidas diuréticas, suplementos para acelerar o metabolismo e expelir água e queimar calorias. “Eu passo pela fase de ganho de peso e depois com o trabalho de ginásio e alimentação apropriada a gordura vai saindo e o corpo fica definido. Essa é a magia deste desporto”, afirma Pedro Mateus.

O casal considera este desporto caro porque têm que gastar muito dinheiro em comida, suplementos, ginásio e deslocações para as provas. Ao fim-de-semana preparam as refeições para a semana toda. É também ao fim-de-semana que escolhem uma refeição para fugirem à dieta.

O casal pretende continuar no mundo do fitness e se conseguirem ser fonte de inspiração para todos os que achem que não são capazes de o fazer por qualquer motivo já terão a sua missão cumprida. “Somos a prova de que perante um objectivo, com dedicação, todos somos capazes de o atingir”, garantem.

O desporto uniu-os e é com amor que se motivam no fisioculturismo

Mais Notícias

    A carregar...