uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Autarcas aprovam comissão para acompanhar problemas na saúde em VFX
Autarcas estão preocupados com os problemas no sistema de saúde que se vivem no concelho, em especial no Hospital de Vila Franca de Xira

Autarcas aprovam comissão para acompanhar problemas na saúde em VFX

Estado em que estão a funcionar os centros de saúde, mas particularmente o hospital da cidade, levou autarcas a aprovar por unanimidade a criação de uma comissão municipal para acompanhar o evoluir da situação. Proposta diz que o hospital está a perder qualidade a cada dia que passa.

Reivindicar junto do Governo a reposição da qualidade dos cuidados de saúde prestados pelos centros de saúde e, em particular, pelo Hospital de Vila Franca de Xira, é um dos objectivos principais da nova comissão municipal de acompanhamento dos cuidados de saúde criada pela câmara municipal.

A comissão nasce por proposta da coligação Nova Geração, liderada pelo PSD, que mereceu a aprovação por unanimidade e pretende agora funcionar como suporte à tomada de decisões e estratégia de defesa da autarquia para poder continuar a reivindicar melhores cuidados de saúde, em particular no hospital, onde os eleitos dizem que com a gestão de Carlos Andrade Costa tem perdido qualidade a cada dia que passa.

“Sabemos que a câmara não tem competência na gestão dos cuidados de saúde mas é o órgão de poder mais próximo dos munícipes e por isso tem de estar na linha da frente pela defesa da resolução dos problemas que estão a existir”, notou Ana Afonso, da Coligação Nova Geração.

Do lado da CDU, Nuno Libório contou o relato crítico dos trabalhadores que ouviu na recente greve promovida na unidade de saúde e diz que é preciso agir com urgência. “É preciso (que a gestão do hospital) consagre o princípio das 35 horas de trabalho e o fim dos turnos de 12 horas consecutivas. Há falta de especialistas e meios nas urgências são problemas que se arrastam e têm de ser obrigatoriamente objecto de melhoria”, criticou. Do lado do Chega, Barreira Soares, considerou a criação da comissão “uma excelente ideia” e Fernando Paulo Ferreira também mostrou abertura para a sua criação.

A proposta lamenta os problemas nos centros de saúde do concelho, com a “gritante falta de médicos” à cabeça das preocupações, mas também a falta de infra-estruturas para receber os utentes obrigando-os a fazer filas na rua independentemente das condições atmosféricas.

O hospital é, no entanto, a maior dor de cabeça. “Em Maio, a parceria público-privada deu lugar a um conselho de administração nomeado pelo Ministério da Saúde e pouco tempo depois várias notícias preocupantes começaram a surgir, com médicos e outros profissionais de saúde a abandonar o hospital, doentes internados em espaços não adequados e apenas em cinco meses de gestão pública de um dos hospitais de referência da região perde qualidade e prestígio a cada dia que passa”, lê-se na proposta.

O Hospital de Vila Franca de Xira foi inaugurado em Março de 2013 e chegou a ser considerado, por diversas vezes, como uma das melhores unidades de saúde do mundo pela entidade acreditadora de serviços de saúde globais Joint Comission International. Agora, lamentam os autarcas, não chega nem perto do que era.

Autarcas aprovam comissão para acompanhar problemas na saúde em VFX

Mais Notícias

    A carregar...