uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
VFX realiza análise profunda a condições de trabalho nas instalações municipais
Um dos edifícios onde foram realizadas obras de melhoria foi no arquivo municipal de VFX

VFX realiza análise profunda a condições de trabalho nas instalações municipais

Proposta aprovada por unanimidade reclama que o município faça em três meses uma análise aprofundada das condições de trabalho das instalações municipais devendo também traçar uma estratégia futura para os serviços.

Acabar com as más condições de alguns dos espaços onde funcionam serviços municipais de Vila Franca de Xira é o objectivo de um estudo sobre as condições de trabalho no município para ser elaborado nos próximos três meses.

A proposta, apresentada pelos vereadores da CDU e aprovada por unanimidade, procura fazer um levantamento das necessidades sentidas para melhorar o espaço de trabalho dos funcionários municipais, a curto e médio prazo, exigindo a cativação de verbas que permitam realizar os investimentos necessários já em 2022.

Joana Bonita, vereadora da CDU, deu como exemplos urgentes de intervenção a execução de obras de fundo no Pátio da Câmara, a construção de um bloco para os vigilantes das oficinas, a remodelação do arquivo municipal para permitir a criação de um espaço melhor para os trabalhadores poderem fazer as suas refeições e o alargamento dos balneários das oficinas de Povos. Para essas oficinas os autarcas reclamam também a abertura de uma copa comum durante toda a noite, para permitir aos trabalhadores tomar café ou uma refeição rápida.

É também recomendada a adequação das acessibilidades com a colocação de um corrimão e correcção da saída da emergência das instalações do Departamento de Habitação e Coesão Social da Rua Luís de Camões.

David Pato Ferreira, da Coligação Nova Geração, liderada pelo PSD, concordou com a proposta mas lembrou a necessidade de ser feita primeiro uma análise ao que realmente se quer fazer com as instalações municipais para evitar que continuem a ser como “cogumelos espalhados pelo concelho”. Barreira Soares, do Chega, concordou.

Já o presidente da câmara, Fernando Paulo Ferreira, votou a proposta comunista favoravelmente mas considerando-a uma recomendação, já que ele próprio havia realizado um despacho, dias antes, para que fosse feita uma avaliação sobre as condições dos serviços, embora num prazo mais dilatado: seis meses.

“Temos de analisar isto de todas as perspectivas. Tendo em conta o teletrabalho, os impactos da pandemia no trabalho presencial e até as novas formas de relacionamento online com os serviços municipais. Esta é uma proposta que abre uma reflexão sobre o tema”, refere o autarca.

VFX realiza análise profunda a condições de trabalho nas instalações municipais

Mais Notícias

    A carregar...