uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Cine-Teatro São Pedro e nova ESTA são os grandes projectos do orçamento de Abrantes

Orçamento municipal sobe para 40,5 milhões de euros em 2022, mais um milhão do que o do corrente ano.

O lançamento da empreitada para as novas instalações da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA); o relançamento do concurso para a requalificação do Cine-Teatro São Pedro; a conclusão do novo Centro Escolar de Abrantes (no edifício do antigo Colégio de Fátima); a conclusão do Museu de Arte Contemporânea Charters de Almeida; as requalificações da EB1 de Alvega e da Escola Octávio Duarte Ferreira, em Tramagal. Estes são os principais projectos que a Câmara de Abrantes contemplou no orçamento municipal para o próximo ano.

A implementação da Estratégia Local de Habitação é outro dos projectos com importância para o próximo ano no concelho. O orçamento tem o valor de 40,5 milhões de euros, mais um milhão de euros que o orçamento do ano anterior. O presidente do município, Manuel Valamatos, justifica o aumento com a assumpção de novas competências em várias áreas nomeadamente na área da Educação e da Saúde.

Das Grandes Opções do Plano fazem parte também intervenções para reparar os danos em infra-estruturas e equipamentos municipais causados pela depressão Elsa (a linha de água entre Aldeia do Mato e Rio de Moinhos). Entre os investimentos estão ainda o arruamento de acesso ao Centro Escolar de Abrantes; remodelação e ampliação de edifícios do estaleiro municipal; a requalificação no Centro de Respostas Integradas e a requalificação da estrada entre São Miguel do Rio Torto e Bicas.

Está previsto cerca de um milhão de euros em contratos inter-administrativos a celebrar com as 13 juntas de freguesia. As Grandes Opções do Plano e o Orçamento foram aprovados na assembleia municipal pela maioria PS, com votos contra do PSD, BE e Chega e abstenções do movimento alternativacom, CDU e os presidentes de junta de Rio de Moinhos, Tramagal (ambos independentes) e da União de Freguesias de Aldeia do Mato e Souto (PSD).

Mais Notícias

    A carregar...