O presépio de Luís Reis levou 15 dias a montar e pode ser visto no Cartaxo
Mostra de Presépios reúne mais de cinquenta representações do nascimento de Jesus espalhadas por todo o concelho do Cartaxo.
São 700 peças distribuídas por alguns metros quadrados e que representaram 15 dias de trabalho a Luís Reis, o autor do presépio gigante que pode ser visitado e admirado numa loja da Rua Serpa Pinto, no centro do Cartaxo. A representação mistura as figuras tradicionais, como o Menino Jesus, Maria e José, os reis Magos, os anjos, o burro e a vaca, com figuras de outros tempos e outras geografias, como um característico coreto de aldeia ou pastores serranos, por exemplo.
Luís Reis construiu o presépio a convite da Câmara do Cartaxo, que apoiou o projecto, e teve como parceiros Jaime Ramalho e Francisco Monteiro. Rosário Cordeiro cedeu o espaço e houve também quem desse uma mãozinha na construção, quem oferecesse musgo ou ajudasse apenas pelo incentivo e reconhecimento do valor deste extraordinário trabalho, refere a autarquia. O autor agradece todas essas ajudas.
O presépio nasceu de uma paixão antiga de Luís Reis e faz parte de um conjunto de mais de cinquenta presépios que podem ser visitados por todo o concelho do Cartaxo. Esta Mostra de Presépios integra o programa Viver o Natal promovido pelo município.