uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Orçamento municipal de Coruche cresce 5 milhões em 2022
Francisco Oliveira, presidente da Câmara de Coruche, afirma que este é um orçamento de continuidade e compromissos

Orçamento municipal de Coruche cresce 5 milhões em 2022

Documento foi aprovado em reunião do executivo e assembleia municipal e tem um valor global de 36,9 milhões de euros.

A maioria socialista na Câmara de Coruche aprovou o orçamento para 2022 com a abstenção da CDU e do PSD, em reunião de câmara, a 6 de Dezembro, e em assembleia municipal a 17 de Dezembro. O orçamento apresenta um valor global de 36,9 milhões de euros, mais 5 milhões do que no ano anterior. Cerca de 17 milhões de euros estão alocados ao PPI (Plano Plurianual de Investimentos) e cerca de 7 milhões alocados às actividades mais relevantes do município. O presidente do município de Coruche, Francisco Oliveira, afirma que este é um orçamento de continuidade e compromissos.

O aumento do orçamento é alavancado com o saldo de gerência e com os fundos comunitários e, segundo o autarca, permite nos próximos anos concluir um conjunto de iniciativas e empreitadas que neste momento estão em curso valorizando também o apoio às famílias, à actividade económica e às instituições e associações do concelho.

Das obras mais relevantes, destacam-se as que já estão em curso, como o Núcleo Escolar da Erra, o Núcleo Escolar do Biscainho, o Largo da Erra, a Estação de autocaravanismo da Erra, a entrada da Eb 2.3 de Coruche, a requalificação do Bairro 23 de Junho no Couço, a obra de requalificação da Encosta do Castelo, da Estrutura Residencial Para Idosos na Fajarda e a requalificação do Bairro da Liberdade no Couço, com cerca de 10 milhões de euros já destinados a este conjunto de empreitadas.

No âmbito das políticas educativas o município irá atribuir 60 bolsas de estudo por ano lectivo, num valor global de 159 mil euros, mantendo também os Prémios de Mérito Escolar. Na área social, tendo em conta o contexto pandémico, serão novamente reforçados os apoios às instituições, associações, cultura e desporto, como também as medidas de apoio às famílias, como o programa “Casas com Gente”, o programa de melhoria do conforto habitacional e ainda os auxílios económicos e apoios sociais à população carenciada.

A autarquia considera que se trata de um orçamento conservador tendo em conta que no próximo ano o município vai assumir um conjunto de competências nas áreas da Educação, Saúde e Acção Social, prevendo-se um maior esforço financeiro por parte do município para fazer face a estas novas responsabilidades e aumento de custos com pessoal.

Para além das rubricas orçamentais o município aprovou um conjunto de impostos municipais mantendo a taxa do IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis em 0,33%, a taxa da Derrama em 0,25% para um volume de negócios até 150 mil euros e de 1% ao volume de negócios superior a 150 mil euros. A taxa de participação variável em sede de IRS (Imposto Sobre os Rendimentos Singulares) irá manter-se nos 3%.

Orçamento municipal de Coruche cresce 5 milhões em 2022

Mais Notícias

    A carregar...