uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Abrantes destacou-se na boa gestão financeira em 2020
Manuel Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes

Abrantes destacou-se na boa gestão financeira em 2020

Município ribatejano foi o melhor classificado no ‘ranking’ nacional de gestão financeira autárquica entre 96 concelhos de média dimensão e o segundo no total nacional, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2020. Na lista há outros concelhos da região com bom desempenho.

O município de Abrantes, classificado no ‘ranking’ nacional de gestão financeira autárquica como o melhor entre 96 concelhos de média dimensão e segundo na lista geral, atribui essa posição ao equilíbrio “entre investimento, despesas e receitas”.

“Estes resultados revelam a capacidade de continuar a investir, de gerir com qualidade, de acordo com as regras – pois todos sabemos que do ponto de vista da gestão financeira existem regras que não podemos ultrapassar – e nessa medida estes resultados são reveladores de irmos investindo, amortizando a dívida, de conseguir captar receitas, portanto há um conjunto de indicadores que são analisados e que nos colocam nesta posição do segundo município do país com melhor gestão financeira e líder dos municípios da nossa dimensão”, disse à Lusa o presidente do município, Manuel Valamatos, eleito pelo PS.

Em causa estão os dados do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2020, executado pelo Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (da Universidade do Minho), com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados e do Tribunal de Contas, relativamente à eficácia e eficiência na gestão financeira dos 308 municípios portugueses, de pequena, média e grande dimensão.

Em cada uma das autarquias do país, o estudo analisou nove indicadores de eficiência financeira, entre os quais o índice de liquidez da autarquia, o seu superavit financeiro e o montante de impostos directos cobrados por habitante, sendo Abrantes o primeiro do ranking entre os 96 municípios de média dimensão (entre 100 mil e 20 mil habitantes) e o segundo com melhor resultado total a nível nacional.

Coruche e Ourém completam o pódio na região

Para um total de 1.800 pontos, Abrantes obteve 1.497, só atrás de Santana, um pequeno município da Madeira que teve 1.544 pontos. Entre os municípios da região, destaque ainda para Coruche, que ficou em quarto lugar entre os municípios definidos como de pequena dimensão, com 1.419 pontos, numa lista em que Chamusca ficou em nono lugar com 1.284 pontos.

Na lista de municípios de média dimensão, que Abrantes lidera, Ourém é oitavo com 1.306 pontos e Benavente 13º com 1.166. Vila Franca de Xira ocupa o 11º lugar na lista de municípios de grande dimensão, com 943 pontos.

Os resultados compilados para o Anuário revelam que 77% destas autarquias fecharam 2020 com uma situação “não muito favorável” relativamente à eficácia e eficiência da sua gestão financeira. “Em resultado da aplicação do ranking global, só 71 municípios se poderão considerar com um nível satisfatório de eficácia e eficiência financeira”, revela o documento divulgado na passada semana.

Segundo o Anuário Financeiro a pontuação máxima registada em 2020 foi de 1.544 pontos, alcançada pelo município de Santana, concelho de pequena dimensão localizado na Região Autónoma da Madeira, seguindo-se a pontuação de 1.497 atribuída a Abrantes e a de 1.475 obtida por Santa Maria da Feira (município de grande dimensão), no distrito de Aveiro.

Abrantes destacou-se na boa gestão financeira em 2020

Mais Notícias

    A carregar...