uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Pandemia abala contas da Desmor
Filipe Santana Dias destacou o trabalho que tem sido feito pela Desmor desde há alguns anos para captar novos públicos e aumentar as suas receitas

Pandemia abala contas da Desmor

Empresa municipal que gere o complexo desportivo de Rio Maior viu a sua actividade cair ainda mais em 2021 devido à pandemia, com a consequente perda de receitas. Município teve de transferir mais 279 mil euros para ajudar a equilibrar as contas.

A Câmara de Rio Maior teve de efectuar uma injecção extraordinária de capital de 279 mil euros na empresa municipal Desmor, que gere o complexo desportivo da cidade, por forma a equilibrar as contas de 2021. O aditamento ao contrato-programa foi aprovado em reunião do executivo pela maioria PSD/CDS, com abstenção dos dois vereadores do PS. No total, a autarquia transferiu para a Desmor, em 2021, cerca de 1,1 milhões de euros, ao abrigo desse contrato-programa de apoio à exploração.

O presidente do município, Filipe Santana Dias (PSD), realçou que, ao contrário das expectativas iniciais, a actividade da empresa diminuiu em relação a 2020, ano em que já tinha sido fortemente afectada pelas restrições impostas pelo combate à pandemia de Covid-19. As instalações desportivas e o centro de estágio estiveram inclusivamente mais tempo fechados este ano, logo com menos utilizadores e menos horas de utilização. “Houve um grande percalço com a Covid-19”, sublinhou o autarca.

A dependência financeira do município por parte da Desmor tem aumentado substancialmente nos últimos anos, tendo passado de 30% em 2019 para 48% em 2021, como foi salientado pela vereadora socialista Susana Gaspar. Uma realidade que é motivo de preocupação unânime, embora o presidente da câmara acredite que 2022 pode ser o ano do começo da retoma. Um bom sinal nesse sentido foi a renovação do contrato com o Comité Olímpico do Brasil para utilização do centro de estágios de Rio Maior, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos.

Filipe Santana Dias referiu o trabalho que tem sido feito pelas administrações da Desmor desde há alguns anos para diversificar e aumentar as suas receitas, nomeadamente no que toca à captação de novos públicos e à sua internacionalização. É ali também, por exemplo, que a selecção nacional de futsal, campeão do mundo em título, faz habitualmente a sua preparação. “Tem havido um crescimento continuado da Desmor desde 2015 e que prosseguiu até 2019”, disse o autarca, recordando que longe vão os tempos em que a empresa dependia do município quase a cem por cento.

O presidente da câmara aproveitou ainda para dizer que, apesar de 2021 ter sido um ano difícil, houve alguns momentos felizes, como a distinção atribuída pelo Comité Olímpico de Portugal à Câmara de Rio Maior, pelas medidas de apoio às modalidades olímpicas, nomeadamente pela Desmor.

Orçamento para 2022 é o maior de sempre

Na mesma reunião de câmara foi aprovado o orçamento da Desmor para 2022, no valor de 2,369 milhões de euros, incluindo um contrato-programa com o município na ordem dos 820 mil euros. Trata-se do orçamento mais alto nos 22 anos de existência da empresa municipal.

Pandemia abala contas da Desmor

Mais Notícias

    A carregar...