Salvaterra de Magos dá prioridade orçamental aos apoios sociais
Orçamento municipal para 2022 foi aprovado e tem um valor global de 14,9 milhões de euros
A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos aprovou o orçamento municipal para 2022 com um valor global de 14,9 milhões de euros, mais 500 mil euros que em 2021, em reunião do executivo realizada a 14 de Dezembro. A proposta contou com os votos favoráveis dos vereadores do PS e com a abstenção dos vereadores do Chega e do Bloco de Esquerda.
Cerca de uma milhão de euros terá como destino a aquisição de veículos para a recolha de resíduos sólidos e para a duplicação do número de lavagens dos contentores. À acção social escolar e educação fica reservada uma fatia de 2,7 milhões de euros que será distribuída entre a atribuição de 50 bolsas de estudo, projectos de combate ao insucesso escolar, o acesso gratuito de todos os alunos do 1º ciclo à plataforma da escola virtual, ao combate ao abandono escolar e actividades desportivas e culturais.
O orçamento apresenta ainda a criação de vários projectos de apoio social para a aquisição de medicamentos, apoio a doentes e às famílias e apoio à vacinação para a gripe e Covid-19.
A cultura terá uma fatia do orçamento reservada para a realização de iniciativas como as Jornadas de Cultura, a conclusão das obras na escola ‘O Século’, a requalificação do Jardim da Praça da República, a requalificação do ginásio de trampolins ou a conclusão dos trabalhos no Centro Cultural do Escaroupim.
O orçamento municipal prevê ainda a construção de várias infra-estruturas como um espaço multiusos de convívio e de lazer nos Foros de Salvaterra; a preparação de uma candidatura ao Portugal 2030 para a construção de um pavilhão desportivo, também nos Foros de Salvaterra; ou o novo posto de saúde de Marinhais. O documento prevê ainda a construção de uma Estrutura Residencial Para Idosos na Glória do Ribatejo.
O investimento na rede viária será mantido como uma das principais preocupações do executivo liderado pelo socialista Hélder Esménio, que nos últimos dois mandatos já investiu mais de 6 milhões de euros na requalificação das estradas do concelho.
A protecção civil não fica descurada, com um aumento de 25% do apoio municipal aos Bombeiros Voluntários, que se vai traduzir na aquisição de uma ambulância e na criação de uma segunda equipa de intervenção permanente.
Hélder Esménio considera que este é um orçamento responsável, atento às pessoas e às empresas e que vai continuar a promover e divulgar o território e as suas gentes ajudando a desenvolver a economia local.