uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Vila Franca de Xira evoca 70 anos da ponte Marechal Carmona

O município de Vila Franca de Xira vai evocar os 70 anos da ponte Marechal Carmona, a primeira do país a unir as duas margens do rio Tejo, com uma sessão evocativa agendada para a manhã de 30 de Dezembro, pelas 09h00. A informação foi avançada pelo presidente do município, Fernando Paulo Ferreira, durante a cerimónia de assinatura do contrato programa de construção de novas habitações sociais.

“Estamos também a tentar com a Infraestruturas de Portugal preparar uma iluminação decorativa dos arcos da ponte, que valorize a sua importância histórica e cultural e que é um símbolo de Vila Franca de Xira”, informou o autarca.

A ponte começou a ser construída em 1948 e foi inaugurada a 30 de Dezembro de 1951 e tem mantido o nome que inicialmente lhe foi dado, em homenagem a um dos presidentes da República do tempo da ditadura, Óscar Carmona. A travessia tem 1.224 metros de comprimento e um tabuleiro central de 524 metros dividido em vãos de 104 metros. É a única na zona de Lisboa onde não se paga portagem para atravessar o rio Tejo.

Mais Notícias

    A carregar...