uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Antigo Vila Franca Centro não voltará a ser superfície comercial
Futuro do Vila Franca Centro não voltará a passar por ser centro comercial e habitação poderá ser solução

Antigo Vila Franca Centro não voltará a ser superfície comercial

Município vai enviar convite a todos os donos de fracções individuais naquele imóvel devoluto do centro da cidade para reunir no início do próximo ano e estudar ideias para futuro do espaço.

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, que é dona dos parques de estacionamento do devoluto centro comercial Vila Franca Centro (VFC), vai convidar todos os proprietários de fracções naquele edifício para se sentarem à mesa e discutirem possibilidades de futuro para o imóvel.

E, à falta de condomínio constituído, vai também pedir autorização aos proprietários para poder realizar obras no parque de estacionamento incluindo a execução de trabalhos em zonas comuns do edifício e refazer estruturas de drenagem, essenciais para abrir o parque e colocá-lo ao serviço da comunidade.

A novidade foi deixada pelo presidente do município, Fernando Paulo Ferreira, na sequência de uma proposta de revitalização do espaço apresentada pelo Chega e que foi chumbada pelo executivo. Vão ser convidados a estar presentes não apenas os pequenos proprietários de lojas, que são perto de três dezenas, mas também os fundos imobiliários e bancos que detêm as maiores fracções.

“Espero que os proprietários respondam com uma presença massiva. Não é uma convocatória mas sim um convite. Espero que a maior parte das pessoas esteja interessada em resolver o problema e que quando for marcada a reunião se consiga chegar a uma base de entendimento para que os donos possam tomar posições em conjunto”, frisou o autarca.

Para Fernando Paulo Ferreira não é aceitável que o imóvel continue a degradar-se em pleno centro da cidade e num local privilegiado de passagem, dando uma má imagem a toda a zona. “Dada a forma como estão estruturadas as lojas, se o centro não funcionou no passado não funcionará no futuro. A solução pode passar por criar habitação ou outras soluções sem que isso implique a reabertura do edifício como centro comercial”, defende o autarca.

Nos últimos meses os serviços municipais têm estado a tentar identificar quem são os donos de todas as fracções. “Finalmente já se conseguiram as cadernetas prediais urbanas de todas as fracções e vamos marcar uma reunião no início do próximo ano”, explicou o autarca.

Antigo Vila Franca Centro não voltará a ser superfície comercial

Mais Notícias

    A carregar...