uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Colheita de órgãos no Hospital de Santarém permite quatro transplantes

Colheita deu origem a quatro transplantes de pulmão, fígado e rins.

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) participou em Novembro em mais um processo de colheita de órgãos, que resultou num transplante bipulmonar, que respondeu a um pedido urgente já com extensão internacional e a um transplante hepático e dois renais. Segundo o coordenador hospitalar de doação do HDS, Custódio Fidalgo, com este procedimento “quatro pessoas tiveram acesso à possibilidade de uma qualidade de vida melhor”.

O médico, que também é responsável pela Unidade de Cuidados Intensivos do HDS, conta que o hospital iniciou o seu programa de colheita de órgãos em dador em morte cerebral há cerca de duas décadas, após protocolo com o Gabinete Coordenador de Colheita e Transplantação (GCCT) do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central.

O HDS participa, em média, em cinco colheitas por ano, num processo que envolve a participação de uma equipa multidisciplinar da unidade hospitalar que participa na intervenção e recuperação de pessoas em situação crítica ou, quando tal não é possível, na detecção, avaliação, tratamento e manutenção de potenciais dadores.

Custódio Fidalgo defende que é necessário efectuar uma contínua sensibilização da população e dos profissionais de saúde para a doação e uma eficaz organização dos processos de colheita, de modo a “garantir uma melhoria contínua nesta actividade e permitir salvar a vida de muitos doentes”.

Mais Notícias

    A carregar...