uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Municipes de Abrantes pagam em média 30 euros de água por mês

75% dos clientes domésticos consomem até 10m3 de água por mês, ou seja, pagando em média 29,75 euros mensais.

O preço da factura da água vai subir ligeiramente em 2022 no concelho de Abrantes. O presidente do município, Manuel Valamatos, exemplificou em sessão camarária que num consumo de dez metros cúbicos (m3) de água os clientes domésticos vão pagar mais 10 cêntimos/mês, enquanto num consumo de 20m3 os clientes não domésticos vão pagar 1,79 euros/mês. O escalão social não vai sofrer alterações.

Nas tarifas de RSU (resíduos sólidos urbanos) o aumento é de 0,5% para os clientes domésticos, ou seja, os clientes domésticos que consumirem 10m3 pagam três cêntimos/mês, enquanto os clientes não domésticos que consumam 20m3 pagam 63 cêntimos mensais.

Em relação à tarifa de saneamento, os clientes domésticos vão pagar 17 cêntimos/mês num consumo até 10m3 de água e os clientes não domésticos 58 cêntimos/mês num consumo até 20m3. Manuel Valamatos referiu que 75% dos clientes domésticos consomem até 10m3 de água/mês, ou seja, pagam uma média de 29,75 euros na factura mensal, onde se inclui 8,80 de saneamento; 6,92 euros de RSU; 2,47 euros de impostos e 11,56 euros de água. Em relação aos clientes não domésticos 90% consomem uma média de até 20m3 de água/mês.

Manuel Valamatos, que também é presidente do conselho de administração dos Serviços Municipalizados de Abrantes (SMA), sublinhou que o concelho tem 94% de abrangência de rede e 10 milhões de euros de investimento num território com mais de 700 quilómetros quadrados. O autarca considera que o aumento da factura da água é “pouco significativo”.

O presidente da Câmara de Abrantes acrescentou que a proposta de actualização do tarifário para 2022 de água de abastecimento público, recolha e tratamento de RSU e serviços auxiliares “obedece ao cumprimento das recomendações e orientações” da ERSAR, entidade reguladora do sector, que tem em conta o contrato de concessão e analisa a proposta de actualização das tarifas.

A tarifa dos Serviços Municipalizados de Abrantes (SMA) foi aprovada em reunião de câmara por maioria com a abstenção do vereador do PSD, Vítor Moura, e o voto contra do vereador do movimento alternativacom, Vasco Damas.

Chumbada proposta do movimento alternativacom

O movimento alternativacom apresentou uma proposta para baixar o valor da factura da água entre 15 a 20% até Outubro de 2022. A proposta apresentada pelo vereador Vasco Damas refere que o concelho de Abrantes paga a factura da água “mais cara do Médio Tejo”. Uma afirmação que o presidente do município afirmou ser “falsa”. Manuel Valamatos acrescentou que a proposta do movimento independente “é demagógica, populista e não pode ser levada a sério”. A proposta foi chumbada pela maioria socialista e teve a abstenção do vereador do PSD, Vítor Moura.

Mais Notícias

    A carregar...