uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Oposição deixa passar orçamento do Entroncamento

Previsão orçamental para 2022 é de 22,7 milhões de euros, menos meio milhão que no ano anterior. Vereador do Chega votou a favor mesmo sem ter consultado o documento.

O orçamento da Câmara do Entroncamento para 2022 foi aprovado em sessão camarária sem votos contra da oposição, apesar do executivo liderado pelo socialista Jorge Faria ter maioria relativa. O PSD absteve-se e o vereador do Chega votou favoravelmente o documento mesmo depois de admitir que não o leu por não o ter recebido a tempo.

Uma das principais críticas dos três vereadores do PSD é não haver uma aposta na segurança incluída no Orçamento do próximo ano. Curiosamente, o problema da insegurança no Entroncamento foi uma das bandeiras do Chega na campanha eleitoral mas, apesar disso, o vereador Luís Forinho votou a favor dos documentos, que também foram aprovados em assembleia municipal.

O orçamento da Câmara do Entroncamento para 2022 é de 22,7 milhões de euros, menos cerca de meio milhão de euros em relação a 2021. O presidente do município considera este um orçamento rigoroso e “de acordo com a realidade e com aquilo que temos capacidade para realizar”, referiu.

Os vereadores social-democratas elogiaram a inclusão de algumas medidas apresentadas pelo PSD no Orçamento mas não esqueceram que cerca de 40 propostas ficaram de fora, das quais destacaram a requalificação do centro cultural para adaptação como Casa da Cultura, Artes e Ofícios; a melhoria das condições de clima e conforto térmico nas salas de aula; a realização de uma feira de educação, ensino superior e emprego e a instalação da Loja do Cidadão na Escola das Tílias, entre outras.

Uma das prioridades da equipa de Jorge Faria para 2022 é a requalificação do Bairro do Boneco, para o transformar num Centro de Ciência Viva dedicado à ferrovia, e a instalação do Centro de Documentação Nacional Ferroviário. O projecto já está aprovado e aguarda financiamento, num investimento superior a um milhão e 700 mil euros.

A construção da nova esquadra da PSP, uma promessa com cerca de 20 anos, também consta do orçamento para o próximo ano, num investimento de mais de um milhão e meio de euros. Jorge Faria refere que o município aguarda a validação dos projectos de especialidade por parte da Secretaria de Estado para poder avançar com o lançamento da empreitada.

Mais Notícias

    A carregar...