uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Ourém quer criar transportes urbanos com autocarros eléctricos

Projecto a implementar pelo município em Ourém e Fátima implica um investimento previsto de cerca de 860 mil euros.

A Câmara de Ourém vai apresentar uma candidatura para criação de circuitos urbanos de transporte público em Ourém e Fátima, com recurso a autocarros eléctricos, informou o presidente do município, Luís Albuquerque, em sessão camarária. O projecto visa reforçar a rede de transporte público de passageiros no concelho, assim como fomentar uma mobilidade mais limpa, com melhorias na qualidade de vida das cidades e dos seus habitantes, explicou o autarca.

O projecto de criação de circuitos urbanos de transporte público em Ourém e Fátima implica um investimento de cerca de 860 mil euros, sujeito a uma comparticipação do Fundo de Coesão de aproximadamente 605 mil euros, informa a autarquia. Esta candidatura foi aprovada por unanimidade em reunião do executivo.

A candidatura ao programa de apoio POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) contempla a criação de dois circuitos urbanos de transporte em Ourém e Fátima assim como a aquisição de dois autocarros eléctricos e a instalação de dois postos de carregamento eléctricos, um em cada cidade.

O presidente da Câmara de Ourém refere que o objectivo é “responder às carências existentes na rede de transportes públicos de passageiros concelhia beneficiando a mobilidade nas cidades de Ourém e Fátima no que respeita às deslocações para locais de residência, de trabalho, estabelecimentos de ensino e zonas comerciais”. Com este projecto será criada uma alternativa à deslocação realizada em automóvel atenuando o impacto na rede viária e de estacionamento, além da necessária redução das emissões de CO2 e de outros poluentes, destaca o autarca.

O município de Ourém vai assegurar, numa primeira fase, a gestão do projecto com a implementação de um tarifário competitivo, que facilitará a mobilidade urbana de toda a população”.

Mais Notícias

    A carregar...