uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Utentes juntam-se em associação para reivindicar mais saúde em VFX

Três dezenas de utentes do Centro de Saúde e Hospital de Vila Franca de Xira juntaram-se em associação para reivindicar e ser uma voz activa na defesa de melhor saúde na cidade. Já têm reuniões marcadas com as entidades responsáveis para Janeiro.

Ser um interlocutor privilegiado entre os utentes e os organismos com responsabilidades na gestão do funcionamento das unidades de saúde da cidade de Vila Franca de Xira e reclamar por mais e melhores serviços clínicos são dois dos principais objectivos por trás da criação da Associação de Utentes de Saúde de Vila Franca de Xira (USVFX).

A associação foi apresentada no dia 13 de Dezembro frente ao centro de saúde da cidade, onde está a funcionar a Unidade de Saúde Familiar Terras de Cira que tem sido notícia nos últimos meses pelos diversos problemas no seu funcionamento.

Constituída por três dezenas de pessoas, a associação visa promover, criar, defender e desenvolver os direitos de protecção dos serviços de saúde de Vila Franca de Xira. Para já as principais preocupações da associação prendem-se com o funcionamento do centro de saúde e, segundo explica Inês Valério, presidente da associação, a postura é de diálogo e colaboração.

Inês Valério explica que além dos problemas já identificados de falta de médicos e administrativos é preciso perceber que outros problemas são sentidos diariamente pelos utentes. Para isso, explica, está em curso a realização de um inquérito aos utentes para avaliar quais as dificuldades mais sentidas.

“A associação nasce de um grupo de amigos que sentiu os mesmos problemas no acesso ao centro de saúde e percebeu que as coisas não estão bem. Vamos focar-nos naquilo que podemos melhorar e onde podemos intervir fazendo pressão para que as entidades competentes funcionem”, explica Inês Valério.

Já confirmadas estão um conjunto de reuniões que a associação vai ter com a junta de freguesia, câmara municipal e centro de saúde já a partir do início do próximo ano.

Centro de Saúde da Póvoa em situação “degradante”

Na última semana também o PSD da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa expressaram a sua indignação pela forma como está a funcionar o centro de saúde daquela cidade, considerando degradante e vergonhosa a forma como os utentes estão a ser atendidos na unidade, seja ao frio ou chuva, de madrugada ou durante a noite. Em comunicado o partido considera que as restrições impostas pela pandemia de Covid-19 sirvam de pretexto “para constrangimentos que têm origem na má gestão de recursos, em medidas desadequadas, falta de consideração e insensibilidade para com os utentes, e de uma forma mais estrutural a falta de investimento no Serviço Nacional de Saúde”.

O partido reclama com carácter de urgência o reforço das equipas médicas, de enfermagem e pessoal auxiliar na unidade, colocação de toldos e coberturas no exterior e o alargamento dos atendimentos médicos diários, que actualmente rondam as vinte senhas.

Também a CDU dedicou a quinta-feira, 16 de Dezembro, aos problemas de saúde que se sentem no concelho, reclamando pela necessidade de reforço de meios humanos, materiais e financeiros para os centros de saúde.

Mais Notícias

    A carregar...