uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“Cuidar dos mais vulneráveis é fundamental numa época em que os abraços desapareceram”
Rita Lopes lidera a Care for You em Tomar que presta apoio a pessoas idosas

“Cuidar dos mais vulneráveis é fundamental numa época em que os abraços desapareceram”

Rita Lopes é licenciada em Serviço Social e trabalhou como assistente social até a pandemia lhe ter roubado o emprego. Sem feitio para estar parada arregaçou as mangas e criou o seu próprio negócio. É a responsável do franchising Care for You, em Tomar. Trabalha em vários concelhos do Médio Tejo e em Janeiro estende o negócio ao concelho de Leiria. A dedicação, empenho e estar sempre presente têm sido ingredientes importantes para o sucesso do seu trabalho.

Rita Lopes tinha dez anos quando começou a praticar voluntariado na Cruz Vermelha de Tomar e na Loja Social. Através de amigas mais velhas, que também já ajudavam quem mais precisava, começou a fazê-lo na sua cidade natal. Nessa altura, surgiu o ‘bichinho’ de poder ajudar as pessoas mais vulneráveis. Também tocou guitarra e depois violoncelo na Canto Firme. Ainda pensou na música como área profissional a seguir mas optou por ser assistente social.

Licenciou-se em Serviço Social na Universidade de Coimbra. Um mês depois de concluir o curso e como não encontrou emprego na área, rumou a casa dos pais em Tomar e procurou trabalho. Como não tem feitio para estar parada trabalhou cerca de um ano numa ourivesaria. Entretanto, encontrou emprego como assistente social num lar na Pedreira, no concelho de Tomar. Esteve lá sete meses em substituição e quando a funcionária regressou da licença de maternidade foi para outro lar. Ajudou a iniciar um lar de idosos em Seiça onde desempenhou também o cargo de directora técnica.

O lar fechou portas quando se começou a ouvir falar na pandemia e Rita Lopes, 26 anos, ficou desempregada. Bateu a todas as portas. Em alguns locais diziam-lhe que tinha qualificações a mais ou que não tinha as qualificações pretendidas para a função. “Com a pandemia tornou-se cada vez mais difícil encontrar emprego e foi aí que pesquisei sobre o que poderia fazer para criar o meu próprio emprego”, conta a O MIRANTE.

Foi quando encontrou a Care for You, uma empresa sediada em Santarém com vários franchisings espalhados pelo país. De desempregada tornou-se empresária e detém o franchising da Care for You no concelho de Tomar. Além disso tem clientes nos concelhos de Ourém, Abrantes, Torres Novas, Entroncamento e Ferreira do Zêzere. Em Janeiro, Rita Lopes vai também ser responsável do franchising da Care for You em Leiria. “Escolhi a Care for You por ser uma empresa portuguesa e quando precisamos de apoio estamos à distância de um telefonema e o problema é logo resolvido. Existe uma rede de trabalho e adoro trabalhar em equipa”, justifica.

Na Care for You fazem tudo o que é necessário para manter a qualidade de vida de um idoso ou de uma pessoa que precisa de apoio na sua vida diária. Com a vantagem do cliente não ter que sair de casa. “Temos uma equipa de funcionários que vai ao domicílio. Temos serviços desde duas horas até 24 horas por dia na residência. O cliente é que escolhe o que prefere. Com a vantagem de estar na sua própria casa, junto dos seus pertences, o que é muito importante para eles”, esclarece a empresária.

A Care for You faz o acompanhamento ao exterior, sempre que necessário e sempre que o cliente o solicite. Também tem serviço de assistência à medicação, higiene, companhia, vigia, confecção de alimentação, limpeza da casa. Rita Lopes escolheu a área do Serviço Social porque sempre teve contacto com a população mais carenciada e desde cedo percebeu que o seu desejo era trabalhar com quem precisa de maior apoio.

“Ser assistente social é muito mais do que trabalhar com pessoas que precisam de ajuda. É criar dinâmicas, meios e redes de suporte para apoiar quem é mais vulnerável na sociedade. Poder contribuir para melhorar a vida dessas pessoas, nem que seja só um pouco, vale a pena”, sublinha Rita Lopes. A responsável do franchising de Tomar conta que a pandemia veio retirar o abraço de que quem está mais sozinho sente a falta. “Cuidar de quem está mais vulnerável é fundamental numa época em que os abraços desapareceram”, acrescenta.

A dedicação, empenho e estar sempre presente são ingredientes importantes para o sucesso. “Não estou só a comandar as tropas. Também estou no terreno em contacto directo com os clientes e faço desde a organização da empresa até higiene pessoais. Gosto da proximidade com as pessoas e faço questão de estar presente e dar a cara por este projecto”, conclui.

“Cuidar dos mais vulneráveis é fundamental numa época em que os abraços desapareceram”

Mais Notícias

    A carregar...