uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Governo questionado sobre poluição de fábrica em Parceiros de Igreja

Deputada Fabíola Cardoso interpelou o Ministério do Ambiente sobre os possíveis riscos para a saúde pública causados pela unidade de transformação de bagaço de azeitona.

O Bloco de Esquerda questionou o Ministério do Ambiente, em requerimento entregue na Assembleia da República, sobre a alegada poluição atmosférica causada pela fábrica de transformação de bagaço de azeitona, com impactos nas populações da freguesia de Parceiros de Igreja, concelho de Torres Novas.

A deputada eleita pelo círculo eleitoral de Santarém, Fabíola Cardoso, explicou que “ao longo dos últimos tempos as populações fizeram chegar diversas denúncias, que dão conta do mau cheiro causado por diversas fontes de deterioração ambiental que, ao que parece, prendem-se com a actividade industrial da fábrica”, propriedade da Cratoliva.

Fabíola Cardoso questionou o Ministério do Ambiente se tem conhecimento da situação, se é possível especificar a composição de substâncias emitidas e qual a sua perigosidade e ainda que medidas pretende o Governo implementar para mitigar riscos. A parlamentar afirma que “a população tem experienciado maus cheiros causadores de vómitos, ardências oftalmológicas, irritações dermatológicas, tosse e outros sintomas altamente disruptores do quotidiano, da qualidade de vida da população e apresenta contornos de verdadeiro problema de saúde pública”.

A unidade fabril, que faz transformação de óleos vegetais brutos à base de bagaço de azeitona tem sido motivo de queixa aos “órgãos autárquicos locais, ao SEPNA da GNR e ao IGAMAOT”, sublinhou Fabíola Cardoso, acrescentando que as acções de fiscalização não tenham resultado até agora em nenhuma melhoria significativa.

Mais Notícias

    A carregar...